Oncologia HNSD: Governo está próximo de liberar credenciamento SUS

oncologiaItabira/MG – Na terça-feira, 13 de setembro, o provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Vaquimar José Vaz, acompanhado do representante da mesa administrativa, Márcio Labruna, esteve no Ministério da Saúde, em Brasília, para discutir o credenciamento do setor de Oncologia da instituição para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A comitiva itabirana foi recebida por Ricardo Barros, ministro da Saúde.

oncologia1oncologia2

Na ocasião, Vaquimar Vaz e Márcio Labruna receberam a garantia do Governo Federal de que será liberado o credenciamento do serviço de alta complexidade de Itabira no HNSD. Esse trâmite ainda não ocorreu porque é necessário liberar recursos para o custeio do serviço. A previsão é de que sejam repassados anualmente ao HNSD R$ 6 milhões para custear o tratamento oncológico de pacientes SUS. A liberação desses recursos depende da autorização do presidente da República Michel Temer (PMDB).

oncologia3oncologia4

“Esse credenciamento não depende mais de questões do Governo do Estado ou aspectos técnicos. Todas as exigências do credenciamento do SUS levantadas em 2016 foram cumpridas e, agora, o que falta é a liberação de recursos por parte do Governo Federal. Esses valores, segundo o ministro da Saúde, estão sendo negociados com o presidente da República”, explicou Vaquimar Vaz.

oncologia6oncologia7

O HNSD, hoje, tem toda a estrutura necessária para oferecer tratamento oncológico para os pacientes SUS. “Existem diversos projetos do Brasil todo que possuem orçamento pronto, mas que ainda não tem os recursos necessários liberados. Esse é o caso do credenciamento da Oncologia do HNSD e de oncologias de outros hospitais de todo o país”, ressaltou Márcio Labruna.oncologia

Planejamento estratégico

Desde o início de setembro, funcionários e colaboradores do HNSD estão trabalhando na elaboração do novo planejamento estratégico que irá nortear as ações da instituição nos próximos dez anos. Na quarta-feira, 14 de outubro, um grupo de trabalho composto por membros do corpo clínico e técnico da instituição, entre eles o provedor Vaquimar Vaz e o representante da mesa administrativa Márcio Labruna, se reuniram na Insight Consultoria, que vem dando apoio neste trabalho, para discutir os próximos passos do planejamento estratégico.