Minas Gerais tem adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança

Candidatos que disputam a Prefeitura no estado aderem a termo de compromisso pelos direitos da infância

coloO Estado do Minas Gerais já conta com 35 adesões ao “Programa Prefeito Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq. As iniciativas vieram dos candidatos:

Candidato Cidade Partido
Cristina Fontes Viçosa PMDB
Joaõ Max de Sousa Monte Alegre de Minas PR
Soraia Vieira de Queiroz Guidoval PSDB
Marcos Tridon de Carvalho Itamonte PSD
Godofredo José Caldeira Reis Carmo da Cachoeira PMDB
Oleir Lima de Almeida Medina PCdoB
Raul Clemente Junior Guaxupé PT
Reinaldo Fenandes Brumadinho PT
José Giolo Filho Arceburgo PSD
Jefferson Gonçalves Mendes Santa Rita do Sapucaí PR
Marcelo Mari de Castro Confins PMDB
José Carlos Pereira de Almeida Campo Azul PTB
Tiago Fonseca Santa Rita de Ibitipoca PCdoB
Antonio Afonso Duarte Santana do Paraíso PT
Carlos Roberto Batista Barbacena PT
Jose Geraldo Coelho Ventura Guanhães PT
Antonio Munhoz Leite Alfenas DEM
Natal Cadorini Varginha PDT
Fabio Pimenta Esper Kallas Passos PMDB
Valdeci Carlos Santiago Papagaios PHS
Luciano Antonio Martins Ferreira Naque PT
Guilherme Péret Ouro Preto PSC
Ernani Uemura Barbosa São Francisco de Sales PMDB
Hamilton Flecha Ouro Branco PSOL
Dionísio José Machado Brito São Lourenço REDE
Damon Lázaro de Sena Itabira PV
Maria da Consolação Rocha Belo Horizonte PSOL
Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes Belo Horizonte PT
Vanessa Portugal Barbosa Belo Horizonte PSTU
Délio de Jesus Malheiros Belo Horizonte PSD
Washington Fernando Rodrigues Belo Horizonte PDT
Rodrigo Otavio Soares Pacheco Belo Horizonte PMDB
Josemar Augusto do Prado Oliveira Cachoeira de Minas PRB
João Leite da Silva Neto Belo Horizonte PSDB
Emerson Correa Duarte Jacuí PRB

Todos assinaram um termo de compromisso para o cumprimento de ações voltadas à proteção dos direitos da criança e do adolescente em suas cidades, caso sejam eleitos. Desde que teve início o período eleitoral, a Fundação Abrinq vem coletando assinaturas de candidatos e candidatas às Prefeituras de todo o País para que eles façam adesão ao programa.

O Programa Prefeito Amigo da Criança estabelece metas à cidade e oferece suporte às Prefeituras com o objetivo de traçar um plano de ação para o cumprimento dos compromissos. O Programa orienta o município desde a elaboração de diagnóstico até a apuração do orçamento, oferecendo consultorias. Os prefeitos que ao final do mandato conseguem cumprir suas metas recebem o Prêmio Prefeito Amigo da Criança.

“Os municípios brasileiros têm papel central na execução das políticas sociais, cabendo-lhes garantir uma educação de qualidade, os serviços básicos de saúde e a proteção a que todas as crianças e adolescentes têm direito”, afirma Carlos Tilkian, presidente da Fundação Abrinq.

Campanha – Para alertar os eleitores e engajar candidatos a se tornarem Prefeitos Amigos da Criança, está sendo veiculado, em todo o País, o comercial #NaoVaiTerColo, em que as crianças cobram, de forma bem humorada, mais comprometimento dos futuros prefeitos com os direitos infantis.

A campanha usa a tradicional figura do político que vive carregando crianças nos braços, sendo avisado por elas que “Não vai ter colo” se não assinarem o compromisso com o  Programa da Fundação Abrinq. O documento prevê uma série de parcerias e ações voltadas para melhoria da educação, saúde e proteção infantil.
.
Além do comercial, que tem locução do rapper paulista Rappin Hood, a campanha conta com material impresso, spots de rádio e um site: www.prefeitoamigodacrianca.org.br, onde as pessoas podem manifestar seu apoio à causa, colocando sua foto no facebook com a hastag #NaoVaiTerColo. Também é possível consultar em tempo real qual candidato a prefeito assumiu o compromisso com o Programa. Criada pela agência J. Walter Thompson, a campanha já tem o apoio de várias celebridades mirins, como os artistas e youtubers Gabriela Saraivah, Pedro Henrique, Jean Paulo e Amy, do site “Vida de Amy”.
 .
Sobre a Fundação Abrinq – Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Tem como estratégias: o estímulo responsabilidade social; a implementação de ações públicas; o fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos de crianças e adolescentes.
Assessoria Fundação Abrinq