Grávidas podem ir ao dentista! Laura Lage responde

Oi Gente! Tudo bom?
Hoje nosso #DraResponde é para elas, as nossas lindas GRAVIDAS!

laura2Muitas das futuras mamães me perguntam sobre este assunto. E hoje vamos solucionar algumas duvidas sobre este Tema.

Vamos começar com uma pergunta bem simples.

Gravidas, podem ir ao dentista?

Elas não só podem, mas devem ir ao dentista!
Porque durante a gestação ocorre varias alterações hormonais, sendo assim podem surgir problemas bucais durante esse período e é possível que eles se agravam e causem algumas complicações como:

• Aborto espontâneo
• Partos Prematuro
• Podem prejudicar a boa formação dos dentinhos do bebe.

É por esses motivos que é muito importante que você inclua no seu pré-natal visitas ao dentista para cuidados odontológicos.

Agora, vou responder mais algumas dúvidas bem comuns entre gestantes e que irão te ajudar.

1. Quando as gestantes devem ir ao dentista?

O ideal é fazer o pré natal odontológico desde o comecinho da gestação, assim, poderá ser mais bem orientada sobre todos os cuidados que devem ser tomados durante esse período. Alguns estudos indicam que existem procedimentos no dentista que devem ser realizados no segundo trimestre da gestão por ser o período de maior estabilidade durante a gravides. Mas em casos de urgência qualquer época e indicada para realizar os procedimentos.

2. As futuras mamães podem tomar anestesia?

Sim, elas podem. Porem, o dentista deve utilizar tipos de anestésicos indicados para a situação.

3. E normal surgirem mais cáries durante o período de gestação?

Durante a gestação e normal que ocorra uma frequência maior de vômitos devido às náuseas sofridas pelas mamães. Com isto os dentes ficam expostos aos ácidos do estômago e quando juntamos este fato aliado ao consumo de açúcar e uma higienização bucal incorreta aumentam muito as chances do surgimento das cáries. Além disso é normal que haja alteração na saliva e você mamãe pode sentir os dentes mais sensíveis.

4. Grávidas podem fazer RX?

Sim, exames de RX, quando necessário, podem ser feitos, se o seu dentista indicar o exame, fique tranquila por que a importância desse exame supera qualquer risco para o seu bebê. 

5. Como diminuir os enjoos para realizar uma higiene bucal perfeita?

Algumas dicas para aliviar esta sensação de enjoo e utilizar uma quantidade reduzida de creme dental durante a escovação utilize escovas com a cabeça bem pequena e evitar escovar os dentes logo após acordar ou logo após almoçar.

Então minhas gravidas lindas, acredito que com essas dicas vocês vão cuidar ainda mais deste bebê lindo que vocês estão esperando. 

Muito Obrigado a todos vocês e até o próximo Dra.Responde!

Matéria relacionada