Antibiótico causa cárie? Laura Lage responde!

Oi gente, tudo bem?

Hoje o nosso Dra. Responde vai falar de uma dúvida muito comum entre as pessoas. “Tomar antibiótico causa cárie?” E ai, será ??

Então, quero informar a todos que é MITO. Os antibióticos não causam cáries!

Leia este Dra. Responde e entenda melhor sobre este assunto

#SentaQueLavemHistorialaura2

É possível que você já tenha escutado alguma pessoa mais “experiente” comentar que durante sua infância tenha sofrido com muitas cáries devidas uso de antibióticos. As pessoas costumam associar os efeitos das ações dos antibióticos ao corpo com o surgimento de novas cáries no mesmo período.

Mas vamos entender melhor alguns motivos que podem levar a esta relação.

 Os antibióticos para crianças são ricos em açúcar e normalmente muito ácidas, dois fatores importantíssimos para o desenvolvimento da cárie, porém o principio ativo do medicamento NÃO CAUSA CARIE.

 Alguns pais de crianças que estão doentinhas geralmente são menos rigorosos com a higiene bucal de seus filhotes, criando uma combinação perigosa: Antibiótico docinho com escovação deficiente.

 Tetraciclina: é um grupo de antibióticos, que podem afetar as estruturas dos dentes se usado em épocas em que os dentes ainda estão em formação. Exatamente por causa disso, a prescrição desse tipo específico de antibiótico tem sido evitada para crianças e gestantes, pois ele poderia afetar a formação óssea e dental do feto e manchar os dentes das crianças em fase de crescimento que estão trocando os dentes de leite pelos permanentes.

O que temos que lembrar sempre, e que o antibiótico em si, não causa carie. O que irá causa as cáries e o excesso de acumulo de açúcar associado a uma má higienização bucal.

Agora, gostaria de deixar algumas dicas para prevenir estes problemas:

 A escovação e higienização dos dentes devem ser realizar logo após a ingestão do remédio.

 No caso dos bebês, mesmo que ainda não tenham dentes os pais devem limpar a boquinha com uma gase umedecida e água filtrada.

Então gente, a culpa não foi do coitado do antibiótico, muito provavelmente a cárie aconteceu por falta de higiene bucal não adequada.

Mais uma vez muito obrigado por acompanharem meus canais.

Um SUPER BEIJO à todo, e até o próximo Dra. Responde!

Matéria relacionada

Grávidas podem ir ao dentista! Laura Lage responde