Home / De olho na cidade / Clareamento Dental – Laura Lage Responde!

Clareamento Dental – Laura Lage Responde!

Oi gente, tudo bom?

Hoje o nosso Dra. Responde é sobre um assunto muito pedido aqui no canal: clareamento dental.

Então se você quer matar suas dúvidas sobre este assunto, confira este Dra. Responde!

Acredito que todos vocês já ouviram falar de “Clareamento Dental“, mas para quem ainda não conhece, clareamento é um tratamento odontológico realizado para clarear os dentes, ajuda a remover manchas e corrige a descoloração dos dentes, enfim é um procedimento estético que ajuda você a conseguir aquele sorrisão branco e lindo que todo mundo deseja.clareamento

Assim como temos diferentes tons de cabelo e pele, as pessoas também possuem tonalidades diferentes dos dentes. Já reparou como alguns dentes são mais amarelos que outros ou que com o passar do tempo ficam mais amarelos?

Então acompanhe nossa lista de 10 curiosidades sobre clareamento que irão te informar e deixar mais tranquilo para realizar este tratamento:

1 – Existem dois tipos de clareamento: O clareamento a “laser” ou através de moldeira

No clareamento de moldeira, é confeccionada uma moldeira de silicone para seus dentes, para que você possa utilizar o gel clareador da forma orientada pelo seu dentista em sua própria casa.

Já o clareamento a laser, é realizado exclusivamente no consultório, onde também se utiliza um gel clareador junto a uma fonte de luz como Led ou Laser.

2 – Qual tipo de clareamento deve fazer?

Sei que todo mundo gosta de ter resultados rápidos. Mas à dica aqui é ir ao dentista para realizar uma avaliação para indicar qual o melhor método de tratamento, assim podendo evitar problemas de sensibilidade durante o tratamento. E claro, garantir o resultado satisfatório.

3 – Clareamento Dental x Sensibilidade

As respostas para cada paciente são bastante diversificadas, dependendo do nível de penetração do agente clareador e da anatomia do dente de cada um. A sensibilidade pode ser controlada com dessensibilizante, indicado pelo dentista.

4 – Pastas dentais clareadoras substituem o procedimento profissional?

As propagandas que assistimos na TV, mostram várias marcas de pasta de dente que nos passam a ideia de que iremos ter um sorriso tão branco e bonito quanto dos atores das propagandas. #SQN

Pois aquelas pastas contêm um agente abrasivo que removem manchas superficiais, porém não possuem componentes específicos em suas formulações que mudam a tonalidade dos dentes. Por isso, não conseguem remover pigmentos das camadas mais profundas do dente e você não vai conseguir aquele resultado incrível em seus dentes.

E usadas por um tempo especifico podem acabar provocando “perda de estrutura” dental e causar sensibilidade.

5 – Clareamento comprado na Internet

Jamais tente fazer qualquer tipo de clareamento sem a orientação de um dentista! O uso de clareadores sem orientação profissional pode trazer riscos aos dentes, como inflamação das camadas internas do dente, provocando dores nos dentes!

6 – Quais cuidados devem ser tomados ao realizar o procedimento?

O paciente que opta por fazer o clareamento dental, a laser ou caseiro, deve ter cuidados durante todo o processo do clareamento para que o efeito do tratamento seja mais duradouro e eficaz: evitar a ingestão de alimentos com corantes ou alimentos escuros (cafés, vinho tinto, suco de uva, chás escuros ou refrigerantes, etc), não fumar e não fazer bochecho com enxaguastes bucais coloridos artificialmente.

7-Qual é a duração do clareamento dental?

A duração do tratamento não é certa, pois depende dos hábitos alimentares e de higiene do paciente. O acompanhamento com o dentista e a profilaxia (limpeza) de 06 em 06 meses é de extrema importância para duração do tratamento.

8- Os resultados do clareamento dentário são iguais para todo mundo?

Não. A anatomia dentária e os tipos de pigmentos que recobrem os dentes são diferentes entre cada paciente. Além disso, pacientes mais jovens conseguem melhores resultados que paciente acima dos 50 anos.

9- O clareamento dental vale a pena!

Não há a menor dúvida de que vale a pena! E possui várias vantagens:

 Maior segurança e autoestima como resultado de um sorriso incrível.

 Aparência mais jovem.

 Se destacar com um sorriso incrível em eventos como casamento, entrevista para emprego ou encontro de ex-alunos.

 Causar uma primeira impressão positiva.

 Reverter anos de manchamento e amarelamento diários dos dentes.

 Tudo isso com um valor bem acessível nos dias de hoje.

10- O Clareamento dental é seguro?

Após uma década de pesquisas, métodos clareadores provaram-se seguros e eficazes. Vários produtos disponíveis no mercado, hoje, não apresentaram reações adversas em dentes ou gengiva após longos testes clínicos e laboratoriais. Mas é claro, nunca tentem fazer clareamento dental sozinho sem orientação profissional!

Gostou? Então ai vai mais uma dica:

Sempre consulte seu dentista antes de iniciar qualquer processo de clareamento. Apenas ele poderá melhor avaliar se você está apto para se submeter a um tratamento em particular.

Mais uma vez muito obrigado por acompanharem meus canais.

Um SUPER BEIJO à todos e até o próximo Dra. Responde! 

Gente, caso tenham alguma duvida ou queiram sugerir algum assunto vou deixar aqui os meus canais de comunicação:

Telefones: 031 4146-0014

https://www.facebook.com/dralauralage/

https://www.instagram.com/dralauralage/

Matérias relacionadas

Mau Hálito? Laura Lage Responde!

Antibiótico causa cárie? Laura Lage responde!

Grávidas podem ir ao dentista! Laura Lage responde!

Gengivite – Laura Lage responde!