Home / De olho na cidade / Uso correto do creme dental – Laura Lage Responde!

Uso correto do creme dental – Laura Lage Responde!

Oi gente! Tudo bom?

Vocês lembram da enquete sobre a escolha do creme dental que fizemos a poucos dias? Então, neste Dra. Responde vamos falar um pouco mais sobre este assunto. Se você quer saber mais sobre os cremes dentais, não deixe de ler esse Dra. Responde!

cremeHoje no mercado temos inúmeras marcas com diferentes tipos de creme dental! E aí, você sabe escolher qual o melhor para o seu caso? Ao comprar creme dental, passamos muito tempo diante da prateleira do supermercado ou da farmácia pensando em qual deles vamos levar para casa, não é mesmo? Marcas, valores, sabores são muitas as nossas dúvidas.  Mas, na verdade, o que devemos saber é qual deles é o mais apropriado e eficaz para a nossa saúde bucal!

Para ficarmos mais por dentro deste assunto, vamos começar falando um pouco da composição das pastas de dente. As pastas de dente têm como ingredientes principais: um abrasivo ou um agente de polimento (normalmente representados pelo Carbonato de cálcio ou Bicarbonato de sódio); um espumante ou detergente (lauril sulfato de sódio); um umectante (glicerina); um edulcorante (sorbitol); um solvente (água e álcool etílico), um flavorizante e um agente terapêutico (fluoreto de sódio). Além disso, alguns fabricantes adicionam outras substâncias ao creme dental e criam propriedades antiplaca, antitartaro e clareadores, entre outras, que devem ser indicadas pelos dentistas em casos específicos.

Confira cinco dicas para simplificar sua vida durante a escolha da pasta ideal

1-O creme dental precisa ter flúor

O flúor é importante para o fortalecimento do esmalte do dente, para a diminuição do número e do potencial de microorganismos bucais que causam a cárie, favorece a remineralização dos dentes enfraquecidos recuperando a sua resistência. Com tantas vantagens, não pode faltar na composição dos cremes dentais. Crianças desde que saibam cuspir direitinho devem usar pasta de dente com flúor!

2- Fique de olho no nível de abrasividade

Nem sempre os cremes dentais que prometem um sorriso com dentes brancos são os melhores. Esses tipos de produtos apresentam grande quantidade de abrasivos em sua fórmula. Existem cremes dentais de vários graus de abrasividade. O abrasivo é o responsável por promover uma microabrasão no esmalte dos dentes, proporcionando assim, uma limpeza mais eficiente e o polimento dental. O abrasivo limpa mais, pois risca o esmalte removendo pigmentações que o creme dental comum não consegue. Os dentes ficam mais brancos, entretanto desgastam mais o esmalte e pode provocar hipersensibilidade. A superfície do esmalte fica cheia de rugosidades e riscos retendo mais a pigmentação dos alimentos, já que a superfície não é mais lisa. Estes danos começam a ser notados em longo prazo, caso o uso seja continuo. Para saber se o creme dental é muito abrasivo, coloca-se uma pequena porção de creme dental entre dois dedos a fim de sentir a consistência do produto. Se a sensação for a de estar tocando em grãos de areia, descarte o seu uso. Use somente com orientação do dentista!

3- Em caso de dentes sensíveis

Utilize creme dental adequado e procure orientação especializada de um dentista!! A sensibilidade nos dentes ocorrem quando o esmalte protetor do dente se torna mais fino, ou mediante ocorrência de recessão da gengiva (que expõe a raiz do), expondo a superfície subjacente, a dentina, dessa forma, reduz a proteção que o esmalte e a gengiva fornece ao dente e a raiz, perdendo essa proteção, o dente fica sensível. Os cremes para dentes sensíveis possuem como ingredientes ativos, além do fluoreto de sódio, o nitrato de potássio, o citrato de potássio ou o cloreto de estrôncio associados ou não, esses componentes são indicados para diminuir sensibilidade nos dentes. Em muitos casos, o uso desses cremes podem até amenizar o quadro inicial, porém em outros casos é necessário fazer outros procedimentos odontológicos.

4-Cremes clareadores fazem efeito? (até um certo ponto)

Desde o lançamento dos primeiros cremes dentais com efeito clareador, profissionais e consumidores passaram a questionar o resultado prometido por esses produtos. A verdade é que eles podem melhorar o aspecto dos seus dentes, mas não alcançarão o efeito de um tratamento realizado em consultório com o auxílio de um profissional. Cremes dentais clareadores, contêm abrasivos que ajudam a remover as manchas da superfície dos dentes. No entanto, o formato das partículas usadas nos cremes branqueadores é modificado para que elas limpem melhor, então você vai ver uma diferença notável na aparência dos seus dentes, entretanto não contêm descolorantes, o que faz com que seja impossível clarear os dentes.

5- Menos é mais

Embora as propagandas sempre mostrem que é preciso uma escova com as cerdas cheias de pasta de dentes para conseguir um sorriso mais limpo e bonito, uma pequena quantidade do produto é suficiente para cuidar da sua boca adequadamente. “Tudo o que você precisa é uma quantidade de creme dental do tamanho de uma ervilha”!

#DicaDaDoutora

Os cremes dentais infantis são menos abrasivos e seu sabor agrada mais às crianças, facilitando a formação do hábito de escovar os dentes. A quantidade deve ser menor que a usada pelos adultos. Para bebês, excepcionalmente, devem ser usadas pastas sem flúor, para evitar a sua ingestão, causando problemas à criança.

A pasta de dente deve ser considerada um fator adicional de prevenção à cárie, e não um tratamento isolado. Mesmo que algumas marcas prometam controlar um sangramento gengival, por exemplo, a causa não foi removida. Ou seja, o problema continuará a se agravar. Por isso, é importante visitar seu dentista regularmente, preferencialmente em intervalos de quatro meses.

Espero que tenham gostado!

Um SUPER BEIJO a todos e até o próximo Dra. Responde!

Matérias relacionadas

Como usar fio dental – Laura Lage Responde!

Clareamento Dental – Laura Lage Responde!

Mau Hálito? Laura Lage Responde!

Antibiótico causa cárie? Laura Lage responde!

Grávidas podem ir ao dentista! Laura Lage responde!

Gengivite – Laura Lage responde!