Dentes amarelos – Laura Lage Responde!

Oi gente, tudo bom?

E ae, já parou para pensar por que os dentes amarelam?

Se você já pensou alguma vez sobre esse assunto, não deixe de ler esse Doutora Responde!

Ter um sorriso branquinho é um desejo estético da maioria das pessoas, pois além de demonstrar higiene, demonstra saúde. Muitas pessoas culpam o café ou o cigarro como principal vilão dos dentes brancos. Então será isso mesmo?

O envelhecimento natural que sofremos com o passar dos anos nos deixa marcas de expressão que são representadas principalmente pelas rugas. Porém, existem ainda outros sinais comuns que marcam a chegada de idades mais avançadas, como é o caso dos nossos dentes que ficam amarelados com o passar dos anos.

Mas por que isso acontece?

Ao longo da vida os nossos dentes são expostos a estímulos térmicos, químicos e mecânicos durante a execução das funções normais, como mastigar, beber e falar. Esses estímulos podem, dependendo do grau de intensidade e da constância, gerar uma reação inflamatória de baixa intensidade e altera o mineral do dente fazendo com que ele fique mais amar elado. Por isso que os dentes de um adolescente apresentam aspecto visual mais claro do que os dentes de uma pessoa mais idosa, que são mais amarelados.

Alguns hábitos pessoais podem “acelerar” este processo de “amarelamento” dos dentes, como o tabagismo e o consumo excessivo de alimentos ricos em pigmentos orgânicos (bebidas, molhos e a grande maioria dos alimentos industrializados).

Esse amarelamento pode estar relacionado com:

1. Fatores genéticos

Além do fato de podermos herdar de nossos pais a cor dos dentes, ela também pode ser alterada por doenças congênitas que ocorre na estrutura do dente nos dentes. Alguns estudos também mostram que as alterações endócrinas de hormônios da tireoide também influenciam na cor dos dentes e podem provocar manchas e alterar sua cor.

2. Alimentação

A alimentação faz muita diferença na coloração dos dentes, pois alguns alimentos e bebidas possuem pigmentos que podem passar pelos poros dos nossos dentes . As bebidas mais conhecidas por passar pelos poros dos dentes são café, chá preto, chá verde, refrigerantes e vinho tinto.

Alimentos que possuem caroteno (pigmento natural antioxidante), como tomate e cenoura, possuem o mesmo efeito.

3. Medicamentos

Alguns medicamentos também podem causar o amarelado nos dentes; antibióticos como a tetraciclina podem provocar alteração na formação do dente, fazendo com que ele se desenvolva com uma cor parda estriada, segundo afirmou o  especialista.

Além de medicamentos, produtos como enxaguantes bucais, ao contrário do que muitos pensam, podem fazer os dentes amarelarem.

4. Passar dos anos (e a falta de cuidado)

Como citei, com o passar dos anos, à medida que vamos envelhecendo, os dentes também vão amarelando.

É normal que, com a idade, os dentes amarelem, pois desde que nascemos até nossa morte os submetemos a uma série de condições que provocam mudanças neles.

E para você ficar ainda mais por dentro do assunto vai aí algumas dicas:

Deve-se evitar o consumo excessivo de certos alimentos e sempre cuidar dos dentes com uma correta escovação, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista.

Lembrando que muitos tratamentos caseiros de branqueamento não têm capacidade terapêutica, como alguns anunciados na televisão e que prometem um branqueamento em até oito tons – o que é impossível. O essencial ir ao dentista ver o que é possível fazer para branquear os dentes, pois os especialistas podem aplicar os métodos mais adequados e descartar doenças prévias.

Tratamentos caseiros podem ser inadequados e oferecer riscos a saúde dos dentes, tais como a mistura bicarbonato e limão: "é um ácido que causa erosão e cujo efeito seria o mesmo que esfregar uma lixa no dente.

Pastas de dente branqueadoras também podem não cumprir o que prometem!!

Existem possibilidades de retardar o amarelamento.

Primeiramente, reduzindo a ingestão de alimentos com muitos corantes. Outra ação fundamental é abandonar o vício de fumar. Não se esqueça de realizar uma correta higiene oral e consultar regularmente o dentista. Isso para amenizar o acúmulo de manchas com a realização limpeza −, polimentos dentais e raspagens, que servem para remover o tártaro das superfícies dentais.

Um super beijo, cuide muito bem do seu sorriso e claro, até o próximo Dra. Responde!!

Curta nossa página e também acompanhe nosso trabalho também no Facebook.

https://www.facebook.com/dralauralage/ Contato: 031 4146-0014