Home / De olho na cidade / Neidson Freitas assume a Câmara e vai reduzir o Recesso Parlamentar

Neidson Freitas assume a Câmara e vai reduzir o Recesso Parlamentar

Neidson Freitas assume presidência da Câmara falando em reduzir o Recesso Parlamentar pela metade. 

A Cerimônia de Posse da Câmara Municipal de Itabira realizada neste domingo (01) no auditório da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, foi marcada pela proposta do presidente eleito para o biênio 2017/2018, Neidson Dias Freitas, de acabar com o recesso parlamentar de julho. Ele disse que não é coerente o vereador ter duas férias por ano, enquanto os outros trabalhadores brasileiros só têm uma. Para por fim ás férias de julho dos vereadores, ele quer contar com o apoio dos seus colegas.

De forma tranquila e com o teatro da Fundação completamente lotado, foram empossados os 17 vereadores que vão compor a Câmara de Itabira no quadriênio 2017/2020. Por ser o vereador mais votado em 2016 com 1.810 votos, Allaim Anderson Figueiredo Gomes (PDT), abriu a solenidade e deu posse aos 16 colegas. Como presidente da sessão ele suspendeu a cerimônia para inscrição de chapas que concorreriam aos cargos da Mesa Diretora.

Apenas uma chapa foi registrada e Neidson Dias Freitas (PP) foi eleito presidente para o biênio 2017/2018. Com ele, assumiu como vice-presidente o vereador André Viana Madeira (PTN), como primeiro secretário Reinaldo Soares de Lacerda (PHS) e segundo secretário Agnaldo Vieira Gomes, Agnaldo Enfermeiro (PRTB). A chapa teve 16 votos favoráveis e um contrário, o do vereador Weverton Leandro Santos Andrade, Vetão (PSB).

Após ser empossado e demonstrando afinidade com a função, Neidson fez um discurso emocionado. A surpresa da noite estava nas suas metas: “Quero discutir com os colegas a proposta de acabarmos com o recesso parlamentar do mês de julho. O vereador como todo brasileiro, deverá ter apenas um mês de férias e não dois como são hoje. O modelo de dois recessos não é compatível com a realidade social, em que há apenas um período correspondente por ano,” disse o presidente.

Neidson Freitas também falou das dificuldades e mostrou-se otimista quanto ao novo governo. Mas lembrou de que será preciso paciência diante do momento de crise: “Amigos Itabiranos, vamos sim cobrar e fiscalizar, mas façamos isso com paciência, tolerância e justiça. Sabemos que não existe remédio que não seja amargo! Vejo tempos de dificuldade e também de esperança. Precisamos de compreensão e colaboração de todos,” pediu o vereador.

Disse também que os empossados têm uma missão: “Hoje é um dia muito especial para todos nós Itabiranos. Nossos sonhos de uma Itabira melhor começam a tornar-se realidade e de agora em diante marchamos juntos numa nova missão, a que nos foi confiada no dia 02 de outubro de 2016 através das urnas: Levar Itabira de volta aos trilhos!”.

Também Agradeceu a todos os envolvidos em sua campanha, nominando seus pais e parafraseando Drummond: “Estou preso à vida e olho meus companheiros”.

O Presidente do Legislativo chamou o chefe do Executivo de amigo e disse não duvidar de sua capacidade: “Ao Prefeito, meu amigo Ronaldo Magalhães, digo que esse será o grande ano de sua vida. Pois você Ronaldo vai mostrar a sua capacidade e sua competência, das quais eu nunca duvidei, inclusive aceitei o convite de ser vice na sua chapa em 2012.” Tem pela frente uma grande tarefa e sabemos que você já foi testado e aprovado para essa missão, deixando seu governo com um dos maiores índices de aprovação da história, 88%, segundo Vox Populi.”

Neidson encerrou lembrando Santo Agostinho “Não basta fazer coisas boas – é preciso fazê-las bem. Itabira precisa de mais.” E desejou sucesso a todos.

Além dos mencionados foram empossados ainda os vereadores Rodrigo Alexandre Assis Silva, Rodrigo Diguerê (PV), Ronaldo Meireles de Sena, Ronaldo Capoeira (PV), Paulo Soares de Souza, Paulo soares do Metabase (PRB), Carlos Henrique Silva Filho, Carlin Sacolão filho (PTN), Leandro Pascoal, (PRB), Reginaldo das Mercês Santos (PTB), Solimar Jose da Silva (SD) Adélio Martins da costa, Decão da Loteria (PMDB), Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), Weverton Júlio de Freitas Limões, Nezinho (PMN), Jovelindo de Oliveira Gomes (PTC).
Após o encerramento da solenidade, os vereadores acompanharam o Prefeito até o Paço Municipal para a transmissão de cargos entre os prefeitos.

Fonte: Asscom/CMI