Home / De olho na cidade / Porque tenho afta – Laura Lage Responde!

Porque tenho afta – Laura Lage Responde!

Oi gente, tudo bem com vcs? Vc tem problemas com afta ou conhece alguém que vive reclamando que está com elas? Então, hoje teremos respostas para suas dúvidas!!

Por que tenho afta??

Antes de começarmos, só para esclarecer, a afta é uma doença comum, que atinge em média 20% da população, e ela é caracterizada pelo aparecimento daquelas ulceras que dói e incomodam e podem aparecer uma ou várias na boca e costumam surgir em pessoas com baixa imunidade. Lembrando que aftas mais simples duram na boca por no máximo 10 dias e não deixam cicatriz, existe uma forma de afta (afta major) que são mais doloridas e podem durar semanas ou meses (mas, claro, qualquer lesão que não cicatriza corra para o seu dentista ou médico!!)

Então vamos esclarecer algumas dúvidas sobre esse tema!

1. O que causa afta?

Não existe uma causa única e bem definida para o aparecimento das aftas. Vários motivos têm sido relacionados como agentes responsáveis:

– alergias;

– predisposição genética;

– deficiências nutricionais;

– anormalidades hematológicas;

– influências hormonais;

– agentes infecciosos;

-trauma;

– medicamentos;

-estresse.

-Deficiência de ferro, vitamina B12 e ácido fólico na dieta

-Período menstrual

-Mudanças hormonais

-Alergias a alimentos

A crença popular sugere que alimentos e frutas ácidas como o abacaxi e o limão, assim como temperos picantes, podem funcionar como possíveis indutores da formação de aftas, preferencialmente em quem já apresenta tendência para o problema.

2.As aftas são contagiosas?

Fique tranquilo, ela não é contagiosa, pois não se trata de doença infecciosa. No entanto, há um traço familiar envolvido. Filhos de pais portadores de aftas apresentam chances bem maiores de também sofrerem com aftas.

3.Qual a relação entre aftas e dieta?

Alguns alimentos, quando em contato com a mucosa da boca, podem desencadear uma resposta imunológica alterada em certos pacientes, o que provocaria o aparecimento da ulceração (afta). Muitas vezes os pacientes são alérgicos: têm aftas quando ingerem certos alimentos.

4.Aftas podem ocorrer devido a outras doenças?

Sim. O câncer de boca, começa como uma lesão ulcerada. Por isso, frente a uma úlcera bucal que não cicatriza dentro de 15 dias, não deixe de procurar o cirurgião-dentista para o diagnóstico da lesão. Além disso, algumas doenças infecciosas, como o herpes, e algumas doenças dermatológicas com ocorrência intrabucal, como o lúpus, embora tenham características próprias bem conhecidas, em certas fases de seu desenvolvimento podem parecer-se com aftas, principalmente para o leigo. Atenção!!!!

5.Como tratar a afta?

Não existe remédio milagroso para afta. Nenhuma substância cura a úlcera de um dia para o outro. Como a afta costuma durar até duas semanas, os tratamentos atuais visam acelerar o processo de cicatrização da lesão. Algumas pessoas têm essa lesão uma vez por ano; outros apresentam lesões múltiplas frequentemente, então cada uma deve ser acompanhada de maneira específica, seja por uso de medicamentos de aplicação tópica de anti-sépticos, antiinflamatórios, anestésicos ou protetores de mucosa, naturais ou sintéticos ou até mesmo medicamentos de uso sistêmico. As aftas brandas não requerem nenhum tipo de tratamento ou apenas tratamento tópico com corticóides.

Além disso, os pacientes podem aumentar a hidratação, fazer uso de vitamina C (auxilia na reparação tecidual, em especial das mucosas e melhora o sistema imunológico), higiene oral rigorosa, não consumir alimentos muito salgados ou temperados e evitar traumatizar a região afetada.

Dica importante

Consulte o seu dentista caso note qualquer lesão diferente na boca! Toda “afta” sem sinais de cicatrização e que permaneça na boca por mais de 15 dias precisa ser melhor investigada.

Espero que tenham gostado! E claro, até o próximo Dra.Responde!! Curta nossa página e também acompanhe nosso trabalho também no Facebook. https://www.facebook.com/dralauralage/ Contato: 031 4146-0014

Matérias relacionadas

Dentes amarelos – Laura Lage Responde!

Como usar fio dental – Laura Lage Responde!

Clareamento Dental – Laura Lage Responde!

Mau Hálito? Laura Lage Responde!

Antibiótico causa cárie? Laura Lage responde!

Grávidas podem ir ao dentista! Laura Lage responde!

Gengivite – Laura Lage responde!

Uso correto do creme dental – Laura Lage responde!