Comitiva Itabirana deve ir ao Ministério da Saúde pedir para credenciar UTI no HNSD

Solimar José da Silva - vereador
Solimar José da Silva – vereador

Itabira/MG – O vereador Solimar José da Silva (SD) anunciou durante a reunião da Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (30) que uma comitiva de representantes itabiranos vão ao Ministério da Saúde nos próximos dias para tentar mais uma vez o credenciamento da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) destinada ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A UTI já está equipada e estruturada e conta com 10 leitos. O problema, relatou o vereador, é a falta do credenciamento pelo Ministério da Saúde o que impede o recebimento de recursos para a abertura e manutenção do serviço. O funcionamento da UTI, defendeu Solimar Silva, será um ganho para toda região atendida pelo hospital.

Sem informar a data exata desta visita, o vereador afirmou que participarão deste encontro representantes do HNSD, da Secretaria Municipal de Saúde e também o deputado mineiro Zé Silva (SD).

“Há mais de um ano o HNSD tem 10 leitos de UTI e está dependendo só de um aval do Ministério da Saúde, o que consiste no credenciamento para custear a vinda de uma verba na ordem de R$1,2 millhão. Estamos agendados uma ida no Ministério da Saúde e também estaremos assessorados pelo deputado Zé Silva. A abertura desta UTI será de grande benefício ao município, espero que essa visita seja bem sucedida e beneficie o nosso município e também a nossa região”, estimou o vereador.