Home / Emprego / Parceria Acita/Premen para incluir jovens no mercado de trabalho

Parceria Acita/Premen para incluir jovens no mercado de trabalho

Itabira/MG – Para aproximar jovens estudantes técnicos da comunidade empreendedora, a Acita, Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira, realizou na manhã desta terça-feira (23), uma edição especial do Café Empresarial. O evento contou com a participação de alunos, professores e direção da Escola Estadual Trajano Procópio Silva Monteiro (PREMEM), além de membros da diretoria da entidade e empresários de vários segmentos.

Durante o Café Empresarial a diretora do Premem, Marlucy Faria, fez uma apresentação do curso técnico oferecido pela escola, por meio do Programa Escola em Rede, do Governo do Estado de Minas Gerais. O programa oferece vagas para jovens e adultos nos cursos técnicos de Informática, Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Recursos Humanos. Os cursos são gratuitos e os alunos têm que ter concluído ou estar cursando o ensino médio para buscar qualificação em uma das áreas oferecidas. A carga horária varia de 12 a 18 meses, de acordo com a área trabalhada. Novas turmas serão abertas em agosto, as inscrições se encerraram em maio e devem oferecer mais de 100 vagas para os cursos técnicos, com aulas à tarde e também no período noturno.

Para a diretora Marlucy Faria, o curso é uma grande oportunidade de qualificação para quem busca uma colocação no mercado de trabalho e até mesmo para quem deseja mudar a área de atuação.

A Acita abriu as portas da entidade para apresentar jovens qualificados em busca de uma vaga no mercado de trabalho. A iniciativa visa criar um banco de dados, com currículos de jovens capacitados pelos cursos técnicos, para as empresas da cidade, que podem oferecer vagas de estágio para os estudantes. “A mão de obra do estagiário é muito importante para ambas as partes. Para o empresário é uma mão de obra de baixo custo e para o estudante uma oportunidade de mostrar conhecimento e depois ser efetivado na empresa”, disse Márcio Antônio Labruna, ex-presidente, atual diretor da Acita e grande entusiasta do empreendedorismo.

Labruna busca parceria com o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, para trazer uma unidade da instituição para Itabira, com o apoio da Acita.

A estudante do segundo módulo do curso de Recursos Humanos, Natália Madeira contou a sua história como empreendedora e estudante. De acordo com a jovem o curso fez com que ela encontrasse a sua aptidão profissional. “O curso representa muito pra mim. É a primeira vez que eu abri um ciclo e estou concluindo”, disse.

Depois de passar por outro curso técnico e não ter gostado, por influência da mãe, resolveu retomar os estudos na área de Recursos Humanos. Hoje Natália pretende prosseguir na profissão, conseguir uma colocação na área e buscar um curso superior para se aperfeiçoar.