Plenárias municipais do Parlamento Jovem começam em junho

Foto: ALMG/divulgação

Programa de formação cidadã de estudantes tem como tema Educação Política nas Escolas.

Começam na próxima quinta-feira (1º/6/17) as plenárias municipais do Parlamento Jovem de Minas 2017 (PJ Minas). O projeto de formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior é organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais mineiras.

A edição deste ano do PJ Minas conta com 65 municípios, divididos em 12 polos regionais, e tem como tema “Educação Política nas Escolas”.

Nas plenárias municipais, os participantes se encontram, em geral nas câmaras municipais, para discutir e votar propostas sobre o tema do ano. Cada cidade faz seu cronograma, mas o trabalho deve estar finalizado até o dia 23 de junho.

Os documentos votados nessa etapa serão depois levados para discussões nos 12 polos regionais, que devem ser realizados entre 24 de junho e 23 de agosto.

Já a plenária estadual está marcada para setembro. Nessa etapa final, são votadas propostas que compõem um documento a ser repassado à Comissão de Participação Popular, que por sua vez dá encaminhamento formal às deliberações dos estudantes.

As sugestões podem dar origem a projetos de lei ou propostas de ação legislativa para cobrar providências para os problemas discutidos ao longo do Parlamento Jovem.

ALMG