Câmara aprova Semana de Conscientização sobre Intolerância a Lactose

Agnaldo Vieira Gomes - vereador

Itabira/MG – O vereador Agnaldo Vieira Gomes (PRTB) apresentou durante a reunião da Câmara Municipal na última terça-feira (30) o projeto de lei que cria a Semana da Conscientização sobre Intolerância a Lactose, aprovado em primeiro turno. O projeto, segundo o vereador, tem como intuito promover a conscientização da população a respeito do tema e facilitar o atendimento médico dos pacientes.

Agnaldo Vieira Gomes – vereador

De acordo com o vereador, a conscientização acontecerá na segunda semana de junho. A ideia é chamar a atenção da comunidade e das autoridades para o problema enfrentado por uma grande parcela da população brasileira.

“Muitas vezes a pessoa é alérgico, não se dá com esses alimentos e acaba procurando o hospital com alguns sintomas e nosso objetivo é fazer que este paciência tenha conhecimento da intolerância, assim como os familiares e a sociedade. Se eu sei que meu amigo, meu parente ou meu filho tem intolerância, provavelmente eu não farei qualquer tipo de alimentação que faça ele ter rejeição, ou seja, é para conscientizar as pessoas da sociedade, porque muitas vezes a pessoa não sabe que tem essa intolerância”, alertou o vereador.

Ainda de acordo com ele, a semana de conscientização será com atividades nas escolas e também nas sedes do Programa Saúde da Família (PSF’s). Pessoas com intolerância a lactose podem desenvolver sintomas como inchaço, diarreia e cólicas abdominais.

O que é – Intolerância à lactose é o nome que se dá à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite. Como consequência, essa substância chega ao intestino grosso inalterada, e acaba fermentada por bactérias que fabricam ácido lático e gases, promovendo maior retenção de água e o aparecimento de diarreias e cólicas.