Prefeitura instala hidrômetros no bairro Candidópolis

Itabira/MG – Agora a comunidade do bairro Candidópolis está oficialmente presente no banco de dados do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira. Há um mês que a autarquia executa serviços de correções nas redes de abastecimento de água, de afastamento de esgoto e já concluiu as instalações de hidrômetros para mais de 70 famílias. A próxima hidrometração será na localidade rural Estivas, também na região do Candidópolis.

De acordo com o diretor-presidente do Saae, Leonardo Lopes, a falta do medidor de água nas residências do bairro não permitia a prestação adequada dos serviços. “Sem o hidrômetro, além da impossibilidade de cobrança da tarifa referente ao consumo de água, também não é possível prestar os serviços de saneamento básico”. Ainda segundo Leonardo Lopes, o contato com a comunidade foi feito por meio de reuniões com os líderes comunitários, sempre nas instalações da Escola Municipal de Candidópolis. “Explicamos aos moradores sobre as vantagens do prestador de serviços de saneamento estar presente na região. A comunidade entendeu a situação e desde então estamos realizando as adequações de infraestrutura necessárias para melhor execução dos serviços e, em contrapartida, a comunidade passará a arcar com suas tarifas”, afirmou o diretor-presidente.

Outros serviços

Equipes do Saae estiveram no bairro Chapada, no recesso do feriado de Corpus Christi (15/06), para corrigir 500 metros de rede na rua Jambreiro que, segundo o diretor-presidente Leonardo Lopes, “tratava-se de uma demanda reprimida há anos”. Também de acordo com ele, “ainda é necessário corrigir a rede de esgoto das ruas Travessa Bento XV e avenida Santo Antônio, no bairro Boa Esperança.

Hoje (19), o Saae deu início à substituição da rede subadutora do bairro Nossa Senhora das Oliveiras. A obra tem como objetivo substituir 700 metros de tubos de PVC por tubos de ferro fundido para garantir a redução de vazamentos e interrupções futuras. O serviço compreende o trajeto nas ruas Armindo Costa Lage, Sebastião Calixto da Mata e no encontro com a rua João Camilo de Oliveira Torres. Segundo informações da autarquia, essa rede foi construída há mais de 30 anos e já não suporta a pressão local.

Os trabalhos serão realizados até o dia 25/07 e, além do local da obra, os bairros Praia, Juca Rosa, Vila Santa Rosa e Vila Piedade terão o abastecimento de água interrompido, das 7h30 às 18 horas.

ACOM PMI