Mata do Limoeiro volta a funcionar, diz gerente do Parque

Localizado no distrito de Ipoema, o parque tem inúmeros atrativos e é reconhecido pelo trabalho de educação ambiental.

O gerente do Parque Estadual Mata do Limoeiro, Alex Amaral, foi à Câmara Municipal na tarde de terça-feira (8) à convite do vereador Solimar José da Silva (SD) para anunciar a reabertura do local ao público, depois da realização de um processo seletivo para a troca de funcionários.

Alex Amaral – Gerente do Parque Estadual Mata do Limoeiro

Itabira/MG – Localizado no distrito de Ipoema, com área de 2.056,7084 hectares, o parque tem inúmeros atrativos e é reconhecido pelo trabalho de educação ambiental. Sendo um dos ganhadores do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, criado em 2010, com o objetivo de reconhecer, divulgar e premiar os melhores exemplos de gestão, revitalização e preservação ambiental, bem como indicações de pessoas e instituições dedicadas à causa ambiental em todo o país.

“Teve algumas mudanças na equipe, ocorreu um processo seletivo e alguns funcionários que estavam [trabalhando] não conseguiram ser aprovados, então, teve uma substituição. O Parque tem atrativos naturais e atrativos na própria sede. Hoje nosso foco é educação ambiental, nós tivemos o recebimento do prêmio Hugo Werneck como melhor iniciativa de educação do Brasil. Para o povo itabirano é um motivo de muito orgulho, porque disputamos com o Brasil inteiro”, destacou o gerente.

Com experiência em gestão de outros parques mineiros, Alex Amaral destacou qual é o “diferencial” da Mata do limoeiro.

“Eu já trabalhei em alguns parques administrados pelo IEF [Instituto Estadul de Florestas] e eu sinto que o Parque Mata do Limoeiro tem um diferencial maciço, que são as pessoas, os funcionários e as pessoas do entorno que abraçam os projetos e participam de forma amorosa, então, tem que continuar com estes projetos se quisermos seguir o caminho de destaque, valorização e envolvimento”, disse ele.

Onde fica – Estrada para a comunidade de Laranjeiras – Antiga escola Ipocarmo s/nº, Distrito de Ipoema, Itabira, MG.

Horário de visitação: 08 às 16 horas (exceto segundas). Grupos organizados devem agendar previamente a visita.

Como chegar: A partir de Belo Horizonte, seguir a BR-381, sentido João Monlevade, até o acesso ao município de Bom Jesus do Amparo. Por este acesso, percorrem-se aproximadamente 6 km até a sede do município, onde se encontram placas indicativas com a direção de saída para o distrito de Ipoema. O acesso ao distrito é feito em estrada pavimentada, com extensão aproximada de 13 km. Distância de Belo Horizonte: 89 km