Maternidade do HNSD promove ação pelo Dia Mundial da Amamentação

No dia 1º agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação e a unidade materno-infantil do HNSD promoveu ação para lembrar importância do aleitamento materno.

A amamentação é de grande importância para o crescimento saudável dos recém-nascidos. É por meio dela que a criança desenvolve seus primeiros anticorpos e dá início à construção do sistema de defesa do organismo. Além disso, é um momento de proximidade entre a mãe e o filho. No dia 1º agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação e a unidade materno-infantil do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) promoveu uma ação para marcar a data e lembrar a importância do aleitamento materno. 

Equipe da Unidade Materno-Infantil

Itabira/MG – O processo de conscientização sobre a amamentação começa no pré-natal. Mas após o nascimento da criança, as mães devem retornar ao hospital no quinto dia para fazer uma avaliação completa do bebê. Nesse momento, a equipe da unidade materno-infantil orienta sobre a melhor forma de amamentar e incentivar a doação de leite humano.

“Nós incentivamos o aleitamento e a doação do leite humano porque muitas mães ganham os bebês prematuros e outras não podem amamentar, dessa forma, conseguimos garantir a esses bebês a questão da imunização e o crescimento sadio”, destaca Edilene Santos, coordenadora da unidade materno-infantil do HNSD.

Para comemorar o Dia Mundial da Amamentação, foi montado um mural com fotos de mães que são colaboradoras do hospital. Além disso, foram distribuídos bombons para as pacientes e funcionários que passaram pelo posto de coleta. As mães doadoras de leite humano também receberam bombons e uma mensagem de agradecimento.

A unidade materno-infantil foi toda enfeitada com balões durante toda a semana. O grupo de voluntário Vale “Ombro Amigo” também não esqueceu a data e fez, no dia 16 de julho, a doação de 200 frascos de vidro para a coleta de leite humano.

Doação Frascos Coleta Leite – “Voluntários Vale Ombro Amigo”

 

Atendimento pediátrico

Atualmente, a unidade materno-infantil do HNSD conta com pediatria, maternidade, berçário e posto de coleta de leite humano. A estrutura atende a pacientes de planos de saúde e particulares, porém, o posto de coleta também atende aos Serviço Único de Saúde (SUS), servindo de apoio ao Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) e aos 12 municípios da microrregião de saúde de Itabira.