(09/06): Drauzio Varella participa do Sempre Um Papo Itabira

Drauzio Varella - Crédito (foto): Lucas Lima - UOL
Sempre Um Papo Itabira recebe para lançar “O exercício da incerteza: memórias”
Drauzio Varella – Crédito (foto): Lucas Lima – UOL

O médico cancerologista Drauzio Varella participa, no dia 9 de junho, próxima quinta-feira, às 19h, do Sempre Um Papo Itabira. No debate, ele fala sobre seu mais recente livro, “O exercício da incerteza: memórias”, que reúne suas experiências e aprendizados ao longo de mais de 50 anos de carreira. O encontro, que acontece de forma digital, com transmissão pelas redes sociais do projeto, conta com a mediação do jornalista Afonso Borges.

O Sempre Um Papo Itabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

“O exercício da incerteza: memórias” 

Publicado em maio de 2022 pela Companhia das Letras, “O exercício da incerteza: memórias” é um retrato íntimo e honesto dos mais de 50 anos de carreira de Drauzio Varella. No livro, ele narra com sensibilidade e fluidez episódios de sua vida a partir do fio da medicina. Por exemplo, momentos críticos, como a pandemia do HIV e a epidemia de tuberculose nos presídios em que atendia voluntariamente; e outros celebrados, como a bem-sucedida campanha de combate ao uso de drogas injetáveis no Carandiru.

Ao longo das quase 300 páginas que compõem a obra, Drauzio faz, além de um registro biográfico, uma série de reflexões sobre a prática médica. A medicina é retratada por ele não como uma ciência exata, mas como uma arte marcada por imprevistos e que exige humildade, estudo, empatia e técnica. Compre aqui o livro no site da editora.

Saiba mais sobre Drauzio Varella:

Drauzio Varella nasceu em São Paulo, em 1943. Formado pela USP, foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil e esteve à frente de campanhas na rádio que visavam esclarecer à população sobre a prevenção à doença. Na Rede Globo, o médico participou de diversas séries, exibidas no Fantástico, sobre o corpo humano, primeiros socorros, gravidez, combate ao tabagismo, planejamento familiar, entre outras.

Além de médico, Drauzio é autor de diversos livros, com destaque para “Estação Carandiru” (1999), em que ele relata seus dez anos de experiência trabalhando como voluntário na Casa de Detenção de São Paulo, o maior presídio do Brasil. A obra venceu o Prêmio Jabuti em 2000 na categoria de “Não Ficção”. Publicou também “Nas ruas do Brás” (2000), “Por um fio” (2004), “Borboletas da alma: escritos sobre ciência e saúde” (2006), entre outros.

Atualmente, Drauzio atende na Penitenciária Feminina de São Paulo. Além disso, ele dirige um projeto de bioprospecção de plantas na Amazônia, com o propósito de obter extratos para testá-los em células tumorais malignas e bactérias resistentes a antibióticos.

Acompanhe Drauzio Varella em seu site e redes sociais: InstagramFacebook e Twitter

Sempre Um Papo Itabira recebe Drauzio Varella

Dia 9 de junho, quinta-feira, às 19h

Local: Youtube e Facebook do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br /  @sempreumpapo