Alergia do terceiro milênio reunirá especialistas em BH

Cursos práticos estão entre os destaques do evento #congressoalergia2017

A capital de Minas Gerais receberá especialistas do Brasil e do exterior durante o XLIV Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que será realizado entre os dias 21 e 24 de outubro. Com o tema “Alergia no Terceiro Milênio: Desafios e Ações”, o evento espera reunir cerca de 1.500 pessoas.

BH/MG – Estudos apontam que cerca de 30% da população sofre de algum tipo de alergia. Asma, rinite e urticárias são consideradas as mais comuns. Fatores genéticos estão entre os responsáveis, mas a poluição, os alimentos industrializados e os antibióticos estão sendo apontados como outras causas para o crescimento de alérgicos no mundo. Estima-se que em 2050 mais da metade da população mundial terá algum tipo de alergia.

Segundo a Dra. Norma Rubini, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), organizadora do 44° Congresso, as doenças alérgicas constituem um problema de saúde mundial, com impacto muito importante nos sistemas público e privado do Brasil. “Os avanços obtidos nas últimas décadas, como os novos métodos diagnósticos e terapêuticos, contribuíram significamente para a melhoria da assistência médica aos pacientes com doenças alérgicas e imunodeficiências”, conta a especialista.

Atividades – Cursos práticos, plenárias, conferências, workshops estão programados para os quatro dias de evento com participações de várias entidades, entre elas a World Allergy Organization, o American College of Allergy, Asthma, and Immunology (ACAAI), European Academy of Allergy and Clinical Immunology (EAACI), Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunologia (SLaai) e Asociación Argentina de Alergia e Inmunología Clínica (AAAeIC). A parceria entre a ASBAI e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) oferecerá aos participantes intercâmbio científico entre alergistas e pediatras, resultando em assistência de qualidade para a criança e ao adolescente.

Ainda na grade científica, haverá a realização do World Allergy Training School (WATS), simpósio direcionado ao jovem especialista, oferecido pela World Allergy Organization.

Cursos Práticos – Serão realizados durante o XLIV Congresso da ASBAI. Entre os temas, estão “Biologia Molecular: Princípios para o Clínico”, “Dermatite Atópica”, “Testes com Fármacos”, “Prova de Função Pulmonar”, “Urticária e Angioedema” e “imunoterapia. “Temos grandes desafios tanto na esfera científica quanto na prática clínica, entre eles o papel do ambiente, novos alvos terapêuticos, imunobiológicos, medicina de precisão, educação preventiva e secundária. Esses e outros temas serão abordados durante o Congresso de Alergia e Imunologia 2017”, ressalta a presidente da ASBAI.

Devido ao grande êxito obtido no XLIII Congresso da ASBAI, realizado em Curitiba, em 2016, o II Simpósio sobre Alergia veterinária também ocorrerá durante o Congresso e reunirá especialistas renomados da área. 

XLIV Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Data: De 21 a 24 de outubro

Local: Minascentro – Belo Horizonte

Horário: Das 8h30 às 18 horas

Inscrições: www.congressoalergia2017.com.br

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Serviço
Twitter: @asbai_alergia
Facebook: Asbai Alergia
www.asbai.org.br