“Autoridade por um Dia” aproxima estudantes da Câmara Municipal

Projeto reúne alunos do Ensino Médio de escolas públicas com idades a partir dos 15 anos

A Câmara Municipal de Itabira, por meio da Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, está desenvolvendo o projeto “Autoridade por um Dia”. A iniciativa tem como objetivo promover mais interação entre o Legislativo e a classe estudantil, disseminando informações sobre o funcionamento da Câmara e o papel do vereador.

Camila Moreira, da Procuradoria Jurídica

Itabira/MG – O projeto é desenvolvido em duas etapas. A primeira é uma oficina, ministrada no Plenário, em que os participantes aprendem, na teoria, sobre o processo legislativo. Em seguida vem a parte prática: cada aluno participa de um dia da agenda do vereador – dentro e fora do gabinete.

Mateus (aluno) no gabinete do vereador Jovelindo

O trabalho acontece entre os dias 18 e 29 de setembro. Participam 17 alunos do Ensino Médio de escolas públicas, com idade mínima de 15 anos. De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Marcela Cristina Lopes da Silva, o projeto contribui para a “formação cidadã dos adolescentes e jovens, conscientizando-os sobre o futuro do nosso país”.

Marcela Cristina Lopes, diretora da Escola do Legislativo

Para o presidente da Câmara, Neidson Dias Freitas (PP), projetos como este fomentam o interesse da juventude pela boa política. “Fico feliz em ver o interesse desses adolescentes e jovens pelos trabalhos desenvolvidos na Câmara. Com foco na educação, teremos cidadãos cada vez mais conscientes e engajados nas causas de interesse social. Só assim vamos mudar a realidade de nosso país”, afirmou Neidson.