Prefeitura promove Semana do Turismo em Itabira

Semana do Turismo traz palestras, festivais, apresentações culturais, entre outros.

Foto: FCCDA (ilustração)

Este ano, até o dia 28/9, a Semana do Turismo em Itabira traz palestras, festivais, apresentações culturais e, principalmente, conscientização. Foi assim que o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos, definiu a proposta do evento.

Itabira/MG – “O objetivo desta semana é conscientizar o próprio itabirano, além dos donos de restaurantes e hotéis, sobre a importância do turismo para a nossa região. Queremos torná-lo real em nossa cidade, por isso preparamos uma programação que trará mais visibilidade”. Para Don Carlos, apesar de o turismo nos distritos ser bem definido e oferecer várias atrações, “ainda é preciso despertar as pessoas para esse potencial, principalmente quando se fala em diversificação econômica”.

Como busca para esta diversificação, a Prefeitura quer sensibilizar e motivar os empresários a investirem tempo e dinheiro “para que a coisa aconteça”, frisou o secretário. Prova disso, segundo ele, é que o Governo Municipal é um agente fomentador do turismo.

“Estamos oferecendo, por exemplo, o importante curso de guia turístico para termos mão de obra qualificada e atendimento profissional aos turistas. Eu entendo que cabe a nós o papel de estimular as pessoas a acreditarem no potencial de Itabira”.

Durante a semana, o Dia Mundial do Turismo, celebrado dia 27/9, contará com uma programação especial. Além de apresentações, mesa redonda e solenidade, a Prefeitura realiza uma palestra com o jornalista e historiador, Otávio di Toledo, também apresentador do programa Viação Sipó, no Centro Cultural. Segundo Don Carlos, essa palestra irá tratar do turismo e suas consequências.

“Neste dia tão importante, tentaremos mostrar que o turismo melhora a qualidade de vida das pessoas, independente de grandes avanços tecnológicos e é o meio que mais emprega pessoas no mundo”.

Confira a programação completa

25/09 (segunda-feira)
Caminhos Drummondianos, às 16 horas.
26/09 (terça-feira)
Palestra “Atrativos de Itabira”, com Elaine Diniz, 26º Batalhão da Polícia Militar, às 8h30.
Palestra “Turismo Sustentável”, com Aníbal Macedo, diretor do Ministério da Cultura, no Centro Cultural, às 20 horas.
27/09 (quarta-feira)
Manhã com Turismo (COMTUR), na Casa de Drummond, às 8h30.
Apresentação de ultraleve e highline, na avenida Mauro Ribeiro Lage, às 15 horas. Homenagem às personalidades destaque no turismo Itabira, no Centro Cultural, 19 horas. Palestra com Otávio di Toledo, do programa Viação Cipó, no Centro Cultural, às 19h30.
28/09 (quinta-feira)
Palestra “Atrativos de Itabira”, com Elaine Diniz, 26º Batalhão da Polícia Militar, às 8h30.
Quinta Cultural, no Parque da Água Santa, às 18 horas.