Prefeitura promove semana educativa no trânsito

O tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito” será trabalhado em ações educativas para conscientizar motoristas e pedestres

A superintendência de transportes e trânsito (Transita) da Prefeitura de Itabira deu início hoje (18), à Semana Nacional de Trânsito (SNT), em abertura oficial no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Nos próximos dias, o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito” será trabalhado em diversas ações educativas com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres, em parceira com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER).

Priscila Martins – secretária de desenvolvimento Urbano

Itabira/MG – De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Priscila Braga Martins da Costa, as ações da campanha irão insistir nas mudanças dos maus hábitos no trânsito. “Como fizemos com relação à faixa de pedestre e ao uso do cinto de segurança, vamos dialogar sobre o uso indevido do celular no trânsito. Eu tenho certeza, por exemplo, que depois de tantas campanhas estamos utilizando mais as faixas”. Ainda segundo ela, a meta da Prefeitura é reduzir o número de infrações em decorrência ao uso de celular.

“Nós queremos reduzir para menos da metade o índice de multas aplicadas por causa do celular. Hoje, esse índice é de 30% e vamos diminuir isso até a próxima semana de trânsito”, garantiu a secretária.

A programação começa hoje, às 15 horas, na avenida João Pinheiro – em frente ao Mercado Municipal – com uma blitz educativa organizada pela Transita e parceiros para panfletagem e adesivação de veículos. Já na terça-feira (19), das 9 às 11 horas, no Sapé – MG 120 Km 458 – a Prefeitura irá simular acidentes fatais (sinistros) no trânsito, com a ajuda de voluntários e, às 15 horas, na avenida Cristina Gazire – próximo ao supermercado – blitz educativa.

No dia 20, a partir das 8 horas, além da blitz, serão realizadas palestras sobre o tema na Escola Municipal Antônio Camilo Alvim – MG 129 Km 20 – e na empresa Transportes Cisne. Às 15 horas, a blitz será montada na rua Humberto Campos, no bairro João XXIII. No dia 21, às 8 horas, a palestra educativa será promovida no campus Itabira da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e, às 9 horas, simulação de sinistro na rua Joaquim Morais de Brito – próximo à rodoviária. Às 15 horas, a blitz será montada na avenida Mauro Ribeiro – em frente a Estação Ferroviária – e, às 16 horas, mais uma palestra para os colaboradores da empresa Transportes Cisne.

No último dia da semana, sexta-feira (22), a Transita realizará palestras na Escola Estadual José Ricardo Martins Fonseca, a partir das 8 horas e blitz educativa na avenida Rio Doce – em frente a Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira. Durante toda a semana até a próxima segunda-feira (25), das 8 às 18 horas, a população poderá visitar uma exposição de trabalhos sobre o trânsito, na FCCDA.

O encerramento das atividades acontecerá no Domingando no Parque – Parque da Água Santa – dia 24, a partir das 10 horas. A Transita participará do evento para concluir as atividades da campanha, reforçando a conscientização do público presente por meio da panfletagem e da adesivação dos veículos

SNT
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano, será trabalhado o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, que acompanha a evolução das ações em campanhas educativas desenvolvidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) nos anos anteriores, além de compartilhar as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.