Censo Agropecuário e dicas para receber o recenseador

O Censo Agropecuário 2017 começou em 2 de outubro com a coleta de dados em propriedades rurais de todo o país. Mais de 18 mil recenseadores do IBGE devem visitar, entre outubro deste ano e fevereiro de 2018, todos os estabelecimentos agropecuários brasileiros, estimados em 5,3 milhões.

A coordenadora da Assessoria Técnica da FAEMG, Aline Veloso, destaca que é importante que o produtor responda às perguntas. No entanto, é preciso estar atento à alguns procedimentos: “Ele deve sempre solicitar, juntamente com o crachá, a identidade do recenseador e conferir se o nome é o mesmo nos dois documentos”.

Fique atento

Os recenseadores devem estar com o crachá e com o colete do IBGE. É possível confirmar a identidade do profissional através do QR Code do crachá. O código pode ser lido pelo celular e redirecionará para checagem no site do IBGE.

Na entrevista, será utilizado um computador de mão (Dispositivo Móvel de Coleta, ou DMC).

No primeiro momento, não haverá agendamento. Caso o recenseador não encontre o produtor, deixará um folheto ou uma folha de recado, com seu nome e um telefone para contato, visando futuro agendamento.

Informações

“Em caso de dúvidas, o produtor pode se informar pelo 0800 7218181, fornecendo o nome e o número da matrícula do recenseador”, orienta Luciene Longo, da unidade estadual do IBGE em Minas Gerais.

O produtor pode ainda entrar em contato com agência do IBGE no município. Neste local haverá um ACM (Agente Censitário Municipal) ou ACS (Agente Censitário Supervisor) dando apoio aos trabalhos. O telefone da unidade central do IBGE em Minas Gerais é (31) 2105-2400.