Drummond é homenageado pelos 115 anos de seu nascimento

O Sempre um Papo, o Governo de Minas e a Codemig vão levar diversas atrações para a Praça da Liberdade e outros pontos, nos dias 30 e 31/10 e 01/11 para celebrar o Poeta e sua obra.

Foto: Divulgação

Pela primeira vez, Belo Horizonte irá sediar um evento robusto e original em homenagem ao aniversário de 115 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade. Nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, o Sempre Um Papo vai apresentar à cidade o #Drummond115, com o patrocínio da Codemig e do Governo de Minas Gerais e apoio cultural da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, Secretaria de Estado da Educação, Servas, Biblioteca Pública Estadual, BDMG Cultural, Circuito Cultural Liberdade e Iepha.

Estão previstas diversas atividades culturais. A maioria das atrações do #Drummond115 irá acontecer na Biblioteca Estadual de Minas Gerais, na Arena do Rainha da Sucata, no Circuito Liberdade. Mas “Blitz Literárias” e intervenções artísticas vão percorrer outros pontos de Belo Horizonte. Produzido pela Rubim Produções, o evento foi desenvolvido com base em quatro grandes abordagens: cultura, educação, gastronomia e Inclusão social.

CULTURA – A programação inclui apresentações de teatro, dança, música, leituras, recitais, debates e intervenções artísticas na Praça da Liberdade, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e na Arena do Rainha da Sucata. Destaque para a palestra do jornalista e escritor Humberto Werneck, que vem escrevendo uma biografia do poeta. O evento, com o tema “Drummond e seu Tempo em Belo Horizonte”, acontecerá às 20h do dia 31/10, na Biblioteca Pública Estadual.

EDUCAÇÃO – Também está previsto a realização de um concurso literário voltado para estudantes da rede estadual de ensino. Para participar do “Prêmio Versões de Drummond nas Escolas”, o jovem deverá ler a crônica “Furto de Flor” e, baseado nela, escrever um poema de próprio punho. Em seguida, deve gravar um vídeo fazendo sua própria leitura do poema e enviar, via Whatsapp, para a Comissão Julgadora. Serão escolhidos três ganhadores que concorrem a premiações em dinheiro.

INCLUSÃO SOCIAL – O Servas vai realizar 2 edições do projeto “2a Chance – Rodas de Leitura”, em presídios da Grande BH, com o biógrafo de Drummond, Humberto Werneck. Na sequência, o Servas irá sugerir que comarcas de todo o Estado, através do Sistema Prisional, levem professores e voluntários aos presídios, no dia 31, para leitura de poemas e conversas sobre a obra de Drummond.

GASTRONOMIA – Alguns restaurantes e bares de BH também irão participar, em apoio às diversas atividades do evento. Serão oferecidos diversos pratos e petiscos criados em homenagem a Carlos Drummond de Andrade e sua obra.

ENCERRAMENTO – O imortal Antônio Carlos Secchin é o destaque da conferência “O Segundo Drummond”, que encerra a programação do #Drummond115. O encontro, com o apoio do BDMG Cultural, terá entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, mas sujeito à lotação máxima de 60 pessoas. A conferência acontecerá às 19h30 do dia 1º de novembro, no auditório Marco Túlio do BDMG Cultural, na rua Bernardo Guimarães, nº 1600.

Em breve, a programação completa será divulgada no site drummond115.wordpress.com. Para ficar por dentro de tudo, siga a página facebook.com/Drummond115.

Serviço:

#Drummond115
Data: 30 de outubro a 1º de novembro – segunda a quarta-feira – ENTRADA GRATUITA
Local: Circuito Liberdade, com intervenções em outros locais de Belo Horizonte
Informações: www.drummond115.wordpress.com
Redes sociais: Facebook em /Drummond115