Eventos alertam sobre conscientização do câncer de mama

Todas as UBS, além da Policlínica e do Centro de Atenção Especializada, vão recolher lenços entre 16 e 29 de outubro.

Foto: You Tube/ilustração

Com o objetivo de intensificar as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Itabira promove atividades que fortalecem o movimento Outubro Rosa.

Itabira/MG – Durante o mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá realizar uma série de ações em comemoração ao movimento como, por exemplo, a intensificação da oferta de mamografias para investigar a doença. Esta ação atenderá gratuitamente mulheres de 50 a 69 anos de idade que não fizeram o exame nos últimos dois anos.

Profissionais de saúde deram início à campanha de arrecadação de lenços para os pacientes em tratamento. As doações serão repassadas ao Serviço de Oncologia do Hospital Nossa Senhora das Dores e à ONG “Que seja leve, que seja breve”.

Todas as unidades básicas de saúde (UBS), além da Policlínica (rua Luiz Ventura, n° 75, Vila Piedade) e do Centro Estadual de Atenção Especializada (avenida João Pinheiro, nº 791) vão recolher lenços entre os dias 16 e 29 de outubro.

No dia 18, a equipe da UBS Praia II/Juca Rosa, com o apoio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) da UBS Pará, irá promover a caminhada “Todos unidos contra o câncer de mama”. A concentração será às 7h30 na UBS Praia II (avenida Li Guerra) e os participantes seguirão até o estacionamento do Supermercado Nova Europa do bairro Praia.

No local, as pessoas poderão participar de uma sessão de Liang Gong, atividade terapêutica utilizada para prevenção e tratamento de dores, ansiedade, estresse, má respiração e problemas de pressão arterial.

Já no dia 23, às 19 horas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o médico mastologista Danilo Costa fará a palestra “Prevenir-se: a melhor forma de cuidado. O encerramento, no dia 29, será com atividades físicas, durante uma rua de lazer. A partir das 9 horas, na avenida Mauro Ribeiro Lage, a Prefeitura de Itabira, em parceria com o grupo Pedal Girls, promoverá passeio ciclístico, caminhada, brincadeiras, orientações e atividades de relaxamento.

Saiba mais
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.