HNSD orienta suas colaboradoras sobre câncer de mama

Até o dia 19 de outubro, a instituição estará com um stand para orientar suas colaboradoras sobre a importância do autoexame das mamas.

De acordo com a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (AIPC), entidade ligada a Organização Mundial da Saúde (OMS), 25% dos casos de câncer em mulheres no mundo são de mama – esse tipo da doença, ainda, é o primeiro em taxa de mortalidade em pessoas do sexo feminino.

Itabira/MG – Com objetivo de conscientizar e combater novos casos da enfermidade, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) conta com uma programação especial em alusão à campanha “Outubro Rosa”. Até o dia 19 de outubro, a instituição estará com um stand para orientar suas colaboradoras sobre a importância do autoexame das mamas.

Coordenada pela Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a campanha leva o slogan “Se Toque” e conta com a distribuição de panfletos educativos, distribuição de brindes e sorteio de camisas alusivas à ação.

“O foco principal é levar a conscientização para as mulheres sobre a importância de fazer uma prevenção a respeito do câncer de mama. Sempre que têm essas datas para prevenção de doenças, o hospital, por meio do SESMT, realiza esse tipo de trabalho”, destaca Vaquimar José Vaz, provedor do hospital.

Além do trabalho educativo, também foram agendadas mamografias para 29 colaboradoras do HNSD. Os exames foram marcados levando em consideração os critérios do Instituto Nacional de Câncer (INCA): mulheres acima de 50 anos ou a partir de 30 anos com histórico de câncer em familiares consanguíneos (histórico de câncer mama, em mulheres ou homens, e câncer de ovário).

“Essa campanha é para incentivar a prevenção do câncer de mama. Mantivemos a marca do ano passado, com o slogan ‘Se Toque’, para chamar essa atenção para a importância de fazer o autoexame das mamas, que é uma das principais maneiras de identificar os sintomas da doença e buscar um tratamento o quanto antes”, explica Anna Carolina Soares, enfermeira-coordenadora do SESMT.

A ação conta com apoio do Laboratório Nossa Senhora das Dores (LNSD), Shift Academia, Gabriella Lacerda – Medicina Estética, Split, Trilha Esportes, Energiza, Valentina, Medical, Consertec, Interbio HS, Multividros, Uniminas Uniformes e É o Bicho.

Programação

Ao longo de todo o mês uma série de ações acontecem no HNSD em alusão ao “Outubro Rosa”. Semanalmente, o grupo lúdico LaTrupe fará apresentações em alguns setores da instituição. No dia 18, na Aposvale, terá uma palestra sobre câncer de mama e apresentação de depoimentos; no dia 20, a partir das 13h, no hospital, acontece a Tarde da Beleza; e no dia 27, às 13h, também no HNSD, tem o Chá Rosa e Dia de Princesa.