Ciclo de debates sobre produtos mineiros começa dia 30

Destaque da semana na ALMG, evento vai tratar das cadeias produtivas do queijo, azeite, mel, vinho e café especiais de Minas.

Ilustração

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quinta (30/11/17) e sexta-feira (1º/12), o Ciclo de Debates Produtos Especiais dos Campos de Minas: as Tecnologias e os Mineiros em Destaque. O evento vai divulgar produtos especiais e artesanais da agropecuária mineira correspondentes a cinco cadeias: queijos, azeites, mel e derivados, vinhos e cafés. Além disso, vai discutir a inserção dos produtos mineiros nos mercados nacional e internacional.

Cases de sucesso serão apresentados, como o dos queijos do Gir e Kankrej, do Serro (Região Central do Estado), premiados na França, ou o do vinho Maria Maria, de Três Pontas (Sul de Minas), medalha de bronze na Inglaterra.

programação conta com três palestras: Cenário da agropecuária em Minas Gerais; Produtos especiais de Minas no comércio internacional; e Produção agropecuária e responsabilidade ambiental. Cada um dos gêneros destacados também será tratado em um painel específico.

Alguns desses produtos também poderão ser comprados em uma feira no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, nos mesmos dias do evento.


Audiência sobre comercialização do queijo artesanal

Também nesta quinta (30), a partir das 14h15, no Plenarinho IV, será realizada uma audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico para debater especificamente a questão da comercialização do queijo artesanal mineiro.

Um dos objetivos da reunião, de acordo com o deputado Agostinho Patrus Filho, é discutir o Projeto de Lei (PL) 4.631/17, de autoria do governador Fernando Pimentel. A proposta,  encaminhada em setembro para a ALMG, dispõe sobre a produção e a comercialização de queijos artesanais no Estado.

Além de alterar normas de funcionamento do setor e estabelecer parâmetros para a fiscalização, o projeto apresenta estratégias de incentivo, como a qualificação técnica dos produtores de queijo.

ALMG