Alunos do PREMEN vão homenagear 45 anos do Clube da Esquina

O PREMEN, através do projeto de música “De Tudo se Faz Canção”, homenageia um dos maiores fenômenos da cultura musical, “Clube da Esquina”, que neste ano comemora 45 anos do lançamento do LP “Clube da Esquina” de 1972.

O movimento musical liderado por Milton Nascimento e Lô Borges foi uma junção do que há de melhor na musicalidade de Minas Gerais. Reunindo instrumentistas, interpretes e compositores influenciou e transformou a forma de se fazer música no planeta.

Itabira/MG – O projeto é dirigido pelos professores de história Fernanda Monteiro e Nélton M. Assis. Durante todo o projeto os professores trabalharam com os alunos: canto, teatro, dança e produções de imagens. A partir dos temas presentes nas canções do Clube da Esquina, foram montadas cenas e coreografias que fazem parte de um espetáculo que será apresentado na Fundação Carlos Drummond de Andrade. Também foram produzidos pelos alunos pinturas expressando a percepção que tinham das canções. Essas pinturas se transformaram em quadros que ganharam molduras confeccionadas pelos próprios professores e os alunos do projeto.

O projeto de música da escola que em 2016 foi dirigido pelo professor Nélton com o tema “O Centenário do Samba”, em 2017 ganhou o reforço da professora Fernanda que possibilitou entre outras coisas uma maior integração dos alunos da escola já que, participando do projeto este ano, estão alunos da Escola Regular, Escola Integral, turnos matutino e vespertino e alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Atendendo solicitação da diretora da escola, Marlucy Faria de Souza e da coordenadora da Escola de Tempo Integral Meirian F.de Souza Veloso (incentivadoras do projeto), de desenvolverem um trabalho juntos, os professores coordenadores do projeto optaram entre outros temas, como o centenário do Chacrinha, em trabalhar com os 45 anos do Clube da Esquina. Confessam que a mineiridade pesou a favor do Clube na difícil decisão.

Durante o projeto o professor Nélton confeccionou tambores que serão utilizados pelos alunos durante as apresentações. A intenção é montar uma oficina de tambores com os alunos participantes ainda este ano, se o tempo permitir, já que, é bom frisar, o projeto acontece paralelo as atividades curriculares dos professores e alunos envolvidos.

De acordo com os coordenadores do projeto, foi fundamental a colaboração de todos os integrantes da direção, supervisão e demais professores para o desenvolvimento do trabalho (matutino e vespertino). “Sem a compreensão dos professores do Ensino Regular (Fundamental e Médio) para que os alunos pudessem participar das atividades do projeto, o trabalho não teria acontecido” (…), “a intervenção da vice-diretora Águida Lúcia em momentos delicados foi primordial para que o trabalho chegasse ao seu destino”, (…)  “a efetiva participação dos professores do Tempo Integral foi fundamental em todos os aspectos que envolveram o projeto, dá orientação dos alunos até a confecção de figurino, cenário, etc.” ressaltou os professores Nélton e Fernanda que também não deixam de destacar a colaboração dos demais funcionários da escola, e “acima de tudo o empenho, confiança e carinho dos alunos envolvidos no projeto”.  

O espetáculo do dia 20 de novembro contará ainda com a participação especial do flautista Marcelo Ferreira Alonso e se propõem a apresentar a diversificação cultural presente na riquíssima obra do Clube da Esquina. O público poderá assistir a mistura dos tambores do congado mineiro com a delicadeza do balé das salas de teatro. Músicas como “Maria, Maria”, “Trem Azul”, “Tesouro da Juventude”, “Paisagem da Janela”, “Nada Será Como Antes” serão tocadas, cantadas, declamadas, dançadas, expostas através de imagens: apresentadas por crianças e adolescentes, por alunos e professores.

___________________________________________________________________

Projeto: “De Tudo Se Faz Canção – 45 Anos do Clube da Esquina”

Coordenadores: Professora Fernanda Monteiro

                           Professor Nélton Assis

Alunos: Ensino Médio/Ensino Fundamental – Matutino/Vespertino – Regular/Integral

Apresentação

Local: Teatro da Fundação Carlos Drummond de Andrade

Data: 20/11/17

Hora: 19:00

Entrada: 1 litro de leite (opcional)

Escola Estadual Trajano Procópio Alvarenga Silva Procópio (PREMEN)

Alunos do PREMEN vão homenagear os 45 anos do Clube da Esquina

Um pouco da apresentação dos Alunos do Premen, em homenagem aos 45 anos do Clube da Esquina.Eu já estou com o pé nessa estradaQualquer dia a gente se vêSei que nada será como antes amanhãQue notícias me dão dos amigos?Que notícias me dão de você?Artistas: Milton Nascimento, Lô BorgesÁlbum: Clube da EsquinaData de lançamento: 1972

Posted by Atila Lemos on Thursday, November 9, 2017