Prefeitura realiza conferência para debater Plano Municipal de Educação

Evento acontece no dia 17/11 na Escola Antonina Moreira, no Água Fresca, a partir das 13h.

Facebook/ilustração

Seguindo o cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), a Prefeitura de Itabira realizará amanhã (17), a Conferência Municipal de Educação com o tema “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais e a Implantação dos Planos de Educação”. O evento acontecerá na Escola Municipal Professora Antonina Moreira – rua Tabelião Hildebrando Martins da Costa. Bairro Água Fresca – a partir das 13 horas.

Itabira/MG – De acordo com José Gonçalves Moreira, secretário municipal de Educação, o objetivo da conferência é garantir os direitos conquistados no Plano Municipal de Educação (PME), por meio de um debate com a sociedade itabirana que abordará diversas questões, como por exemplo, economia, piso salarial, valorização da carreira, desafios da educação inclusiva, temas transversais – ecologia, racismo, empreendedorismo etc – e os desafios do ensino no contexto do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Antes dos debates, no entanto, haverá uma palestra com o filósofo e teólogo Alvimar Alves da Rocha, também professor da Fundação Getúlio Vargas.

Estarão presentes, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação (SME), gestores das redes municipal e estadual de ensino, profissionais da educação, estudantes, pais e membros do Conselho Municipal de Educação. Os debates serão mediados pelo secretário municipal de Educação.

Saiba mais
Em outubro deste ano, a Prefeitura promoveu o 3º Encontro de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação, evento que reuniu 20 cidades mineiras, além de Itabira, para avaliar o desenvolvimento do Plano Municipal de Educação (PME) de cada município e adequá-los ao Plano Nacional de Educação (PNE).

Visando o avanço na política de atendimento educacional, o PME foi elaborado em 2015 com a participação de representantes de escolas municipais, estaduais, técnicas, faculdades e universidades. No plano, foram definidas metas que devem ser cumpridas pelo Município nos próximos dez anos – até 2025.