Projeto Ecofolia é selecionado para ser apresentado em Brasília

O Projeto Ecofolia é selecionado para ser apresentado em Fórum Internacional a realizar-se em Brasília – DF

O Projeto Ecofolia, desenvolvido pelo Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema, foi selecionado como uma das dez iniciativas realizada por Parques de todo Brasil para ser apresentado no I Fórum Internacional de parcerias na Gestão de Unidades de Conservação.

O Ecofolia acontece no período do carnaval e envolve estudantes universitários de todo país no desenvolvimento de atividades ambientais durante todo o período citado. As principais atividades desenvolvidas são palestras, pesquisas, oficinas, dinâmicas e outras de entretenimento. As atividades também são abertas ao público turístico e comunidades locais. Diversos temas já foram abordados desde a implantação do Projeto em 2013, entre eles, “Diagnóstico do Perfil do Turista” “Diagnóstico de Qualidade de Vida das comunidades do entorno do Parque” e “Perfil socioambiental dos moradores”. No próximo ano o tema será “Saneamento”.

No ano de 2014 o projeto foi finalista ao Prêmio Hugo Werneck e no ano de 2016 vencedor desse mesmo prêmio como melhor iniciativa em Educação Ambiental.

Desde sua primeira edição, em 2013, já participaram estudantes de cinco Estados e 13 instituições de ensino superior, destacando-se: Unifei, Funcesi, UFOP, UFV, PUC Minas, Pitágoras, UFMG, Estácio de Sá, UNB, USP e UFVJM, totalizando mais de 140 estudantes envolvidos nas atividades.

O Projeto conta com o apoio da Prefeitura de Itabira, Funcesi, Unifei, Pitágoras, Vale, Itaurb, Ministério Público, Comitê de Bacias Hidrográficas Santo Antônio e Empresa Negrito.

As inscrições para participar do próximo ano iniciam-se no próximo dia 15 de novembro e irão até o dia 15 de dezembro, através de solicitação do formulário no email do Parque parquemata.limoeiro@meioambiente.mg.gov.br.

Alex Amaral, gerente do Parque Estadual, destaca a importância do Projeto: “O Ecofolia foi um dos nossos primeiros projetos e apesar de todo trabalho na organização, executá-lo nos enches de orgulho, pois formamos parceiros do Parque e assim divulgamos nossos objetivos e as belezas turísticas de Ipoema. Nesses últimos anos muitas pessoas apoiaram na construção do Projeto e tenho certeza que ele ainda contribuirá muito para o conhecimento da realidade de nossa região rural, e assim podermos propor e executar políticas públicas que vão em direção à necessidade local. Estou muito feliz com essa possibilidade de divulgar para outros Parques o sucesso do Ecofolia”.

O Parque Estadual Mata do Limoeiro é uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas, autarquia do Governo Estadual.