Secretaria de Saúde reforça descarte adequado de medicamentos

Interessados poderão entregar medicamentos na Farmácia de Minas, Farmácia Municipal ou farmácias das unidades de saúde.

Foto: Ilustração

Desde o início do ano a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica, está realizando uma campanha de conscientização entre os usuários das farmácias públicas para que devolvam as sobras de medicamentos vencidos ou não, para que seja feita a destinação correta.

Itabira/MG – Intitulada “Traga de volta”, a campanha tem como objetivo evitar o descarte inadequado de medicamentos. Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão sendo capacitadas pelos farmacêuticos da rede em parceria com os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) para que sejam multiplicadores das informações sobre o descarte correto de medicamentos, junto aos usuários.

Conforme informa a farmacêutica Natália Cristina de Oliveira Beltrame, diretora de Assistência Farmacêutica, o descarte impróprio pode ser prejudicial a outras pessoas e até mesmo ao meio ambiente.

“Restos de medicações sem o destino correto podem ocasionar, por exemplo, o uso inadvertido por outras pessoas resultando em reações adversas graves e intoxicações. Além disso, o meio ambiente é agredido com a contaminação da água, do solo e dos animais. O descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas neles cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar, inclusive, a água que bebemos”, explica.

Natália Beltrame reforça que a campanha “Traga de volta” fornece à população alternativa apropriada para o descarte seguro e ambientalmente correto das sobras dos medicamentos por falta de uso ou com prazo de validade vencido.

Ainda de acordo com a farmacêutica, todos os medicamentos recebidos serão analisados. Os que tiverem retornado para o serviço por falta de uso e ainda estiverem dentro do prazo de validade, poderão ser reutilizados como doação. Os que já tiverem vencido serão inutilizados e devidamente descartados seguindo as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os interessados poderão entregar os medicamentos na Farmácia de Minas, Farmácia Municipal ou nas farmácias das unidades de saúde.