Segurança Pública é tema de reunião na Acita

Encontro foi realizado na noite desta quarta-feira, 8 de novembro, em Itabira.

Eugênio Muller - presidente da Acita

Por meio de uma parceria com o Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentabilidade e Inovação de Itabira e o Consep – Conselho Comunitário de Segurança Pública, a Acita – Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira, promoveu na noite de terça-feira, 8 de novembro, um encontro entre empresários, empreendedores e autoridades das Polícias Militar e Civil e do Judiciário para discutir sobre a segurança pública no município.

Edson Taveira – Conselheiro Tutelar

Itabira/MG – Eugênio Müller, Presidente da Acita, lembrou que o tema é um dos seis segmentos tratados pelo Fórum Permanente, onde foi estabelecido um Plano de Metas com a participação de entidades representativas na cidade.

Após a abertura do evento Edson Taveira, Presidente do Consep, fez uma apresentação do conselho mostrando as ações desenvolvidas para mobilizar a comunidade e órgãos competentes para tratar de problemas locais de segurança pública.

Amanda Machado – Delegada

A Delegada Amanda Machado Celestino, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), pediu apoio a toda a comunidade para o fortalecimento das ações que envolvem a segurança pública. “O trabalho precisa ser em rede, unindo todos os atores: o Ministério Público, o Judiciário, a Policia, o Consep e a comunidade. Quanto mais nos unirmos, melhor será para a segurança de todos”, disse a Delegada.

Hudson Ferraz – Tenente Coronel do 26º BPM

Em seguida o Tenente Coronel da Polícia Militar e Comandante do 26º Batalhão, Hudson Ferraz, mostrou as ações da corporação para reprimir e prevenir a criminalidade em Itabira. De acordo com o Tenente Coronel o trabalho realizado pela Polícia Militar têm alcançado resultados favoráveis, o que pode ser comprovado por números. “Existe uma retração criminal significativa em Itabira, cerca de 10% se comparada a outras cidades da região. Foram registrados 200 furtos a menos, se compararmos com o mesmo período do ano anterior”, garantiu o Comandante.

Sílvia Letícia Amaral – Promotora de Justiça

Sílvia Letícia Bernardes Mariosi Amaral, Promotora de Justiça, participou do evento e em seu depoimento ressaltou o quanto a população está vulnerável à criminalidade e que para combater o crime depende da ação de todos. “Não adiante a sociedade ficar esperando apenas ações do Estado. O Estado sozinho não consegue reprimir o crime. Todos nós temos que assumir o nosso papel”, disse a promotora lembrando que pequenas ações como orientações aos adolescentes e intensificação de sistemas de segurança podem contribuir para diminuir a criminalidade.

As autoridades presentes ressaltaram a importância do Consep para contribuir no desenvolvimento de ações sustentáveis visando a preservação e manutenção da paz social, o enfrentamento de calamidades e promovendo a segurança da população em geral. O conselho é o elo entre comunidade e autoridades para melhorar a segurança pública em Itabira.

Matéria relacionada

Acita e Consep discutiram “Segurança Pública”