Entrega de tratores para fomentar agricultura familiar

Segundo Ronaldo Magalhães, este é um momento importante para a agricultura do município.

Acom/PMI

O Prefeito Ronaldo Magalhães entregou nesta quinta-feira (15), no Parque de Exposições Prefeito Virgílio José Gazire, três tratores e 12 suplementos agrícolas à Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi). No evento, o presidente da Apafi, Aeliton de Almeida, recebeu, em nome da associação, as máquinas para desenvolvimento da agricultura familiar.

Itabira/MG – Esse acordo de cooperação visa desenvolver e fortalecer a agricultura familiar do município. Além disso, o convênio objetiva fomentar o setor produtivo gerado na área rural e abastecer o banco de alimentos de Itabira. Os equipamentos serão viabilizados para o preparo do solo, plantio e colheita de diversos gêneros alimentícios.

Segundo o prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, este é um momento importante para a agricultura do município. “É com muita confiança que firmamos esse acordo. Precisamos de pessoas sérias e capacitadas para que projetos dessa natureza dêm certo, e isso a Apafi tem. Vamos continuar dando o apoio e suporte necessário para ajudar o homem do campo”, afirmou o prefeito que explicou ainda.

“Hoje a burocracia é enorme. A prefeitura leva mais de um mês para poder comprar um pneu, por exemplo, ou qualquer peça que estrague. Com a associação, isso pode ser feitos em dias. Essa paralisação tem um prejuízo muito grande, porque o motorista está parado e o serviço por fazer. O objetivo é tornar o processo mais rápido e quem ganha é o produtor rural”, finalizou Ronaldo.

O acordo entre a prefeitura e a associação tem como finalidade celebrar o termo de cessão de uso dos equipamentos por 60 meses. Contudo, o Município pode revogar a permissão a qualquer momento por descumprimento das regras estabelecidas, por exemplo. Toda a responsabilidade de manutenção das máquinas fica a cargo da Apafi.