Ronaldo Capoeira quer lições de primeiros socorros nas escolas

O intuito é ensinar os alunos a maneira mais correta e segura de lidar com situações de emergência.

Na próxima reunião da Câmara Municipal deverá ser votado o projeto de lei apresentado pelo vereador Ronaldo Meireles de Sena “Capoeira” (PV), que propõe a instituição de um programa de lições de primeiros socorros na rede escolar pública e privada do município. A matéria foi lida na reunião desta terça-feira (6).

Itabira/MG – De acordo com a redação do projeto, a instituição do programa tem como intuito ensinar os alunos “a maneira mais correta e segura de lidar com situações de emergência que exijam intervenções básicas” e também capacitar os professores e funcionários de toda educação básica para exercer os primeiros socorros sempre que houver qualquer acidente nas escolas.

O treinamento, segundo a proposta, poderá ser feita por médicos, enfermeiros ou auxiliares de enfermagem.

“Lamentavelmente há vários relatos de acidentes envolvendo crianças, sendo certo que, em razão da idade há grande possibilidade de estarem envolvidas em atividades internas e externas das creches e escolas em que estudam. O problema poderia ser facilmente evitado caso as vítimas recebessem em tempo hábil, o atendimento adequado que as técnicas mais simples dos primeiros socorros possibilitam”, diz um trecho da justificativa apresentada pelo vereador ao apresentar o projeto de lei.

Quanto aos gastos para a realização destes cursos, Ronaldo Capoeira deu uma solução que não gera ônus ao município.

“Não serão oneradas as instituições públicas, pois os cursos poderão ser ministrados por agentes da própria rede de saúde ou pelo Corpo de Bombeiros”, sugeriu ele.