Time Correios Brasil estreia no Zonal Americano I da Copa Davis

Estreante João Pedro Sorgi abre o confronto contra José Hernández e Thiago Monteiro encara Roberto Cid na sequência.

Estreante João Sorgi (penúltimo na foto), Thiago Monteiro (quinto na foto) e Time Correios Brasil Crédito: Olga Paola Almanzar/Divulgação CBT

O Time Correios Brasil inicia nesta sexta-feira (2) o confronto inédito contra a República Dominicana, em duelo válido pela primeira rodada do Zonal Americano I da Copa Davis. As duas equipes se enfrentam nesta sexta e no sábado nas quadras rápidas do Club Deportivo Naco, em Santo Domingo. As partidas terão transmissão da Bandsports e da SporTV. O vencedor disputa uma vaga para o playoff do Grupo Mundial com quem ganhar da série entre Colômbia e Barbados no país caribenho.

Santo Domingo/República Dominicana – Nesta quinta-feira, foi definida em sorteio a ordem dos jogos do confronto. O estreante João Pedro Sorgi será o primeiro brasileiro a entrar em quadra nesta sexta, às 18h (horário de Brasília). O paulista de 24 anos, atual 365 do mundo de simples, enfrentará o dominicano mais bem colocado no ranking, José Hernández, que atualmente ocupa a 284ª posição.
.
“Conheço o José Hernández, estive em vários torneios com ele, nunca joguei contra, mas já treinamos juntos algumas vezes. É um jogador bom, tem muitas qualidades, mas nos conhecemos bem e acho que será um jogo equilibrado, onde quem estiver mais concentrado se sairá melhor. Mas não deixará de ser um jogo duro. Da minha parte, venho treinando muito bem, já adaptado às condições de jogo, preparado para dar o meu melhor e fazer o possível para somar o ponto para a equipe amanhã”, projetou Sorgi.
.
Na sequência, o cearense Thiago Monteiro, 117 do mundo de simples, encara o tenista número 2 da República Dominicana, Roberto Cid, que é o 468º do ranking.
.
“Esperamos um confronto equilibrado, até porque as condições estão bem rápidas. Não conheço muito o meu adversário, o Cid, mas buscamos todas as informações durante a semana e a equipe está bem adaptada, bem confiante. Tivemos uma excelente semana de treino aqui. E, para mim, não faz diferença ser o primeiro ou o segundo a jogar, porque independente disso jogamos na sexta, então temos que estar preparados. É torcer bastante para o Sorgi no primeiro e depois ir com tudo no segundo”, avaliou Monteiro.
.
No sábado, a dupla do Time Correios Brasil, formada pelo mineiro Marcelo Melo e pelo gaúcho Marcelo Demoliner, outro estreante, enfrenta a parceria entre Nick Hardt e José Olivares, a partir das 17h (horário de Brasília).
.
Em seguida, caso o confronto ainda não esteja definido, Monteiro mede forças com Hernández, e, se permanecer empate, Sorgi encerra contra Cid. O paranaense Thiago Wild, de 17 anos e número 8 do ranking mundial juvenil, ficará como reserva.
.
“A expectativa é boa, o Sorgi joga primeiro, um jogo chave desse confronto, jogo duro. O número 1 deles, o Hernández, é um bom jogador, mas acho que temos boas chances de fazer os dois pontos amanhã. Nossos dois tenistas estão jogando bem, o Monteiro e o Sorgi. As condições de velocidade da quadra e da bola estão um pouco acima do que esperávamos, mas todos se adaptaram bem e espero que consigamos levar esses dois primeiros pontos amanhã”, finalizou o capitão João Zwetsch.
.
Além de Zwetsch, a comissão técnica brasileira conta com o técnico Daniel Melo, o preparador físico Eduardo Faria, o médico Ricardo Diaz, o fisioterapeuta Paulo Roberto Santos e o Gerente de Esportes e Eventos da CBT e chefe da delegação Eduardo Frick, além do juvenil Christian Oliveira como sparring.