Cresce a exportação de carne uruguaia

As exportações do país aumentaram 17%

Ilustração

As exportações de carne do Uruguai totalizaram US$ 265 milhões de dólares desde o início desse ano, até 17 de fevereiro, o que significa aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2017. A China e a União Européia são os principais destinos.

O relatório do Instituto Nacional de Carne (INAC) indica que a venda de produtos bovinos atingiu 63.228 toneladas e US $ 217 milhões de dólares e a de ovelhas adicionaram 2.149 toneladas e US $ 10 milhões, respectivamente. O país asiático comprou 43% do total exportado; 15% correspondem à União Européia e 14% ao Tratado de Livre Comércio da América do Norte (TLCA  – Nafta, por sua sigla em inglês), todos juntos atingiram 70% das exportações nacionais de carne.

Perspectivas para 2018

De acordo com os dados da Organização Mundial do Comércio, o comércio mundial de bens registrou um aumento de 3,6% em 2017. A organização prevê um crescimento de 3,2% para esse ano. Essas projeções estão em linha com outros organismos internacionais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional que preveem uma leve desaceleração no crescimento do comércio internacional para esse ano.

As exportações da América Latina e o Caribe haviam crescido na ordem de 13,1% em 2017. A maioria dos países da região registrou aumentos importantes, essas são no geral exitosas compensando as quedas ocorridas nos anos anteriores. Para esse ano, a exportação de bens da América Latina possui possibilidade de crescimento num ritmo menor. O crescimento se explica fundamentalmente por volumes maiores de exportações.

No Uruguay, as exportações aumentaram 10% em 2017 equiparado aos países da região. Para esse ano espera-se que as exportações continuem na linha do crescimento. De acordo as projeções elaboradas por Uruguay XXI, as exportações de bens uruguaias crescerão na ordem de 1,5% em 2018, graças a estabilidade nos preços dos commodities, melhores perspectivas da região e um mundo que seguirá crescendo a taxas moderadas (segundo página 2 do informe de Perspectivas de Comércio Internacional, existente no site do Uruguay XXI).