188 – número gratuito para prevenção ao suicídio

O número ficou disponível para sete estados brasileiros: Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No dia 30 de março, sexta-feira, o número 188, primeiro telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio, ficou disponível para sete estados brasileiros: Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. O serviço é gratuito e 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados e já era acessível à população de 16 unidades da federação.

Essa é a terceira fase de expansão do 188, operado pelo CVV (www.cvv.org.br) fruto de um convênio com o Ministério da Saúde. Desde que iniciou o funcionamento do 188, o CVV viu o número de atendimentos dobrar, chegando a 2 milhões em 2017.

O atendimento é feito exclusivamente por voluntários devidamente selecionados e preparados. Atualmente são mais de 2.400 voluntários e a entidade oferece constantemente cursos para quem busca o voluntariado, com agenda atualizada em seu site: www.cvv.org.br/voluntario .