Brasília abre série de palestras na Copa Davis e Fed Cup juniors

Iniciativa faz parte do programa de Capacitação da CBT; Claudio Sosa estará em Belo Horizonte nesta quinta.

Primeiro dia da Gira Nacional no Distrito Federal foi um sucesso. Crédito: Divulgação/CBT

Um dos principais nomes do tênis da América do Sul, o argentino Claudio Sosa iniciou nesta quarta-feira (25), em Brasília, uma série de palestras pelo Brasil. Além do distrito Federal, o ex-capitão da Argentina na Copa Davis e na Fed Cup realizará um tour pelas cidades brasileiras de Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo, até o dia 29 de abril.

A Gira Nacional com Claudio Sosa é mais uma iniciativa do Departamento de Capacitação da Confederação Brasileira de Tênis visando a qualificação de seu quadro de profissionais.
.
Formado em psicologia, Claudio foi treinador da Associação Argentina de Tênis (AAT) e capitão das equipes juniors de Copa Davis e Fed Cup, que conquistaram vários campeonatos sul-americanos e mundiais. Ele também foi técnico de jogadores como Guillermo Coria, Juan Ignacio Chela, David Nalbandian, Agustín Calleri, Juan Monaco, Carlos Berlock, Paola Suarez e Paula Ormaechea. Escreveu os livros “Ferramentas para treinamento psicológico esportivo” e “A pressão – ganhar no esporte”, como co-autor com Pablo Pecora.Entre os temas abordados estão: Como desenvolver a concentração; como ativar o sistema de recompensa do cérebro para conseguir mais empenho e motivação nas aulas de tênis e treinamento competitivo; como as neurociências ajudam a mudar um gesto técnico mais rapidamente; exercícios para que o aluno aprenda a lidar com a pressão ou estresse da competição; controle emocional, ansiedade e motivação.
 .
“Achei que foi muito positiva a vinda do Claudio para o Brasil. Nos últimos anos, fizemos várias giras com diferentes assuntos, temas bem específicos, preparação física, parte técnica, desenvolvimento de jovens jogadores e agora estamos trazendo um profissional que vai falar mais da área psicológica. Então, acredito que esses cursos curtos, que são as giras, complementam o Programa de Capacitação”, avaliou Cesar Kist, Oficial de Desenvolvimento da ITF para América do Sul e Coordenador do Departamento de Capacitação da CBT, que destacou o sucesso do primeiro dia da Gira na Associação Alética do Banco do Brasil, no Distrito Federal. “Em Brasília, correu tudo bem, excelentes instalações da ABB e uma grande participação”, ressaltou.
 .
“É um prazer para mim estar aqui fazendo esses cursos curtos de psicologia, trabalhando muito com os professores. Foi uma boa jornada, onde cada um dos professores compartilhou conhecimentos próprios e pude colocar toda minha experiência como psicólogo e treinador de tênis para melhorar o jogo dos atletas do Brasil. Foi uma grande experiência e um grande prazer”, afirmou Sosa, que nesta quinta-feira estará em Belo Horizonte.
 .
Confira o calendário da Gira Nacional com Claudio Sosa
 .
25/04 – Brasília
26/04 – Belo Horizonte
27/04 – Florianópolis
28/04 – Porto Alegre
29/04 – São Paulo