Estudantes fazem protesto na Unifei/Itabira

Ao serem comunicados da escolha do novo reitor, os estudantes demonstraram irritação com a falta de democracia.

Um grupo de estudantes Universitários fez um protesto na manhã desta quinta-feira (19) após o reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Dagoberto Alves de Almeida, nomear o professor José Eugênio Lopes como o novo diretor do campus da unidade de ensino em Itabira. Ele ficou em segundo lugar na “eleição” que ocorreu entre funcionários e alunos da própria faculdade, e assim, vai substituir Dair José de Oliveira que renunciou ao cargo em dezembro.

Itabira/MG – Ao serem comunicados sobre a escolha do novo reitor, os estudantes demonstraram irritação com a falta de democracia na instituição de ensino. Sendo assim, diversos alunos fizeram manifestos na rede social e realizaram um protesto na Unifei na manhã de hoje.

Os alunos relataram que no mês de março a UNIFEI fez consulta pública sobre quem deveria ser nomeado como diretor do campus Itabira e, na ocasião, o professor Gilberto Guzzuol obteve 42,3% dos votos. Já José Eugênio ficou em segundo lugar com 36,3%.

Diante da nomeação do professor que ficou em segundo lugar, criou-se uma revolta muito grande entre os alunos que alegavam falta de democracia na instituição de ensino.

Os alunos ainda relataram que não questionavam a questão da competência entre os professores, que ambos têm condições de comandar o campus, mas que simplesmente não levaram em consideração a livre escolha da maioria. “Nossas escolhas foram deixadas de lado e ignoradas”, desabafaram alguns alunos.