Itabira “perde” mais de 5.500 eleitores

O prazo para aqueles que precisam regularizar o título de eleitor vence no dia 9 de maio.

Itabira conta atualmente com 89.710 eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, 5.540 títulos de eleitores foram cancelados nos últimos anos, sendo 499 somente no ano de 2017. A informação foi divulgada no jornal Diário de Itabira, na edição deste último domingo (15).

Itabira/MG – De acordo com a matéria, apenas 29 pessoas regularizaram a situação do documento junto ao Cartório Eleitoral. O prazo para aqueles que precisam regularizar o título de eleitor vence no dia 9 de maio, quando termina também o prazo para emissão de novos títulos.

O número de cancelamento corresponde a 6,17% do total de eleitores. Em entrevista ao jornal, o chefe do Cartório da 132ª Zona Eleitoral, Filipe Calijorne Diniz explicou que para regularizar a situação os eleitores precisam pagar uma guia com o valor da multa de R$3,50. Este valor deve ser pago por cada eleição não comparecida, ou seja, se o eleitor deixou de votar em dois turnos ele deverá pagar o valor dobrado. A guia para pagamento da multa pode ser retirada no próprio cartório ou pelo site do TSE. Após o pagamento eles devem comparecer ao cartório com o comprovante de pagamento e seus documentos pessoais, entre 12h e 18h de segunda a sexta-feira.