Projeto Ciclo Saúde traz novas capacitações para servidores

Oficina de atualização faz parte de parceria entre instituições e Prefeitura, e tratou do tema ‘Uso dos materiais educativos em atividades de educação e promoção em saúde’.

Acom/PMSB

Os profissionais da Atenção Básica da Prefeitura foram capacitados, recentemente, em uma oficina de atualização, por meio do Projeto Ciclo Saúde. O tema foi o Uso dos materiais educativos em atividades de educação e promoção em saúde.

Santa Bárbara/MG – A capacitação, conduzida pela consultora do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), Flávia Sampaio, durou quatro horas e aconteceu na Secretaria de Saúde. O objetivo foi demonstrar a utilização dos materiais educativos, entregues naquele momento, a partir das tecnologias e práticas do projeto Ciclo Saúde.

Na ocasião, foram entregues, para cada unidade básica de saúde, um kit com materiais educativos contendo mamas de silicone, bonecos para serem usados em explicações sobre planejamento familiar, folders educativos, modelos de aparelhos reprodutivos, dentre outros.

O projeto começou como piloto, em 2016, no distrito de Florália, e tem a finalidade de contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica nos municípios de influência da Vale. As capacitações acontecem conforme a necessidade, sendo, geralmente, a cada seis meses.

No ano passado, além de aprimorar os conhecimentos o projeto doou equipamentos à Secretaria de Saúde, a fim de ampliar a oferta de serviços.

Além do apoio da Prefeitura, há parceria com o Cedaps, Faculdade Estácio e Instituto Federal do Sudeste de Minas. A iniciativa é da Fundação Vale e tem financiamento do BNDES e Governo Federal.