“85% dos abusos contra menores são cometidos por conhecidos”, diz assistente social

Otacília Guedes usou a tribuna da Câmara Municipal para alertar a população

Dezoito de maio é comemorado o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para falar a respeito deste tema a assistente social da Secretaria Municipal de Ação Social, Otacília Guedes Pena, usou a tribuna da Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (15) e fez um alerta à população. Ela também compõe a Comissão de Enfrentamento à Violência Sexual e Domestica de Itabira.

Itabira/MG – Segundo explanou a assistente social, 85% dos casos de abuso sexual à crianças e adolescentes são cometidos por pessoas próximas, enquanto os outros 15% são por pessoas estranhas ao abusado.Ainda de acordo com Otacília Guedes, a violência sexual contra crianças e adolescentes é algo que acontece em todo país, mas em Itabira os números não são fornecidos.

“Não temos como passar nomes e números deste tipo de violência em Itabira, mas temos o Creas, que é Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que atende famílias que têm os seus direitos violados e tem casos sim, inclusive as vezes sai na mídia o caso de alguém que abusou de alguma criança, mas queremos trabalhar numa perspectiva de prevenção, para que os números caiam e as crianças sejam fortalecidas”, disse ela.

Segundo a assistente social, um programa chamado “Conexão Jovem” é desenvolvido nas escolas do município como forma de trabalhar a prevenção.

“Um espaço onde trabalhamos a prevenção de vários tipos de violência, desenvolvendo campanhas de vários tipos. Este ano vamos trabalhar a questão do alcoolismo e das drogas, que não deixa de ser uma violência que atinge a vida dos nossos jovens, então, são várias campanhas que as crianças e adolescentes têm um espaço para falar e aprender sobre uma comunidade mais justa e respeitosa”, concluiu.