Itaurb promove atividades para comemorar o Dia do Gari

Evento será realizado nesta quarta-feira (16), nos bairros Bela Vista e Areão.

arquivo/AL

Responsáveis por zelar e manter a cidade limpa, os garis exercem um papel único em nossa sociedade. E com objetivo de homenagear essa profissão tão nobre, a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), em parceira com a Escola Municipal Coronel José Batista e o Instituto Embeleze, realizará na próxima quarta-feira (16), nos bairros Bela Vista e Areão, atividades comemorativas ao Dia do Gari.

Itabira/MG – A partir das 10 horas, na Central de Triagem e Resíduos, no bairro Bela Vista, os alunos do 5º ano do grupo Coronel José Batista prestarão uma homenagem aos profissionais. Já no período da tarde, das 14 às 17 horas, atividades como corte de cabelo, escova, manicure e designer de sobrancelhas serão oferecidas aos colaboradores da Itaurb, na garagem da empresa, no bairro Areão.

Saiba mais
De acordo com o jornalista Marcelo Duarte, autor de O Guia dos Curiosos (Cia. das Letras, 1995), a palavra gari é uma homenagem ao empresário francês Aleixo Gary, que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Em 11 de outubro de 1876, ele assinou um contrato com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza do município, que incluía a retirada de lixo de casas e praias e o transporte para a Ilha de Sapucaia, atual bairro Caju.

Seu contrato venceu em 1891 e seu primo Luciano Gary o substituiu. A empresa acabou em 1892 e foi criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade, cujos serviços não eram bons. No ano de 1906, o órgão tinha somente 1.084 animais de carga para trabalharem na coleta das 560 toneladas de resíduos. A partir dessa data teve início a coleta de lixo com equipamentos mecânicos. A data lembra o dia da publicação da Lei que instituiu a categoria, em 16 de maio de 1962.