Professores participam de “Cine Pedagógico” esta semana

filme “Elis”, da Globo Filmes, foi o escolhido pela Secretaria Municipal de Educação.

You Tube/divulgação

Nos dias 8 e 10/5, no Espaço Cinemax, a Prefeitura de Itabira promove para os professores da rede municipal de ensino, o programa Cine Pedagógico 2018, que destaca o cinema como um importante recurso pedagógico.

Itabira/MG – O filme “Elis” (Globo Filmes, 2016), escolhido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), será exibido em duas sessões – 7h30 e 15 horas – e, segundo José Gonçalves Moreira, secretário municipal de Educação, foi escolhido porque aborda o momento histórico e político do país, além da vida e obra de uma importante artista brasileira – Elis Regina. Além disso, o secretário destacou o objetivo do projeto. “Que é trazer o tema para o nosso dia a dia, debater e contextualizar com a vida real e a rotina dos educadores. Acreditamos que o professor indo ao cinema também levará os seus alunos e isso gera a discussão, o debate, justamente a dialética. Afinal, cinema é cultura”.

O Cine Pedagógico é uma atividade para os professores da Prefeitura de Itabira e, além de reforçar o cinema como suporte à didática em sala de aula, “é uma terapia em um encontro que nos permite debater a nossa realidade”, avaliou José Gonçalves.

Elis
O filme, lançado em 2016, é uma cinebiografia dirigida por Hugo Prata e narra a trajetória da cantora gaúcha que estabeleceu a Música Popular Brasileira (MPB). Repassa de forma cronológica os 18 anos de carreira da artista, desde que desembarcou no Rio de Janeiro para tentar gravar o primeiro disco, em meio à convulsão do golpe militar, até a morte, em São Paulo.