Unifei promove campeonato de rolimã no domingo

Evento será realizado no dia 27 de maio na Alameda Maestro José Dorotéia

Além de acompanhar a competição haverá exposição de carros de rolimã, praça de alimentação e atrações musicais/Foto: Unifei Itabira

Será realizado no dia 27 de maio, na Alameda Maestro José Dorotéia (ao lado da FIDE), o 6º Grande Prêmio de Rolimã da Unifei.

Itabira/MG – O evento, gratuito, é uma inciativa da Iron Racers (equipe de Fórmula SAE da Unifei Itabira), com o apoio da Prefeitura de Itabira, Corpo de Bombeiros, Transita, Itaurb, Fundação Itabirana Difusora do Ensino (FIDE) e do projeto de Extensão 4ª Arte.

O público terá a oportunidade de acompanhar a competição, que tem início às 9h30, conhecer e experimentar carros de rolimã produzidos pelos alunos; além de contar com uma praça de alimentação e atrações musicais. O encerramento do evento, programado para as 18h, ficará por conta da banda itabirana Groove Minas.

O projeto envolve cerca de 250 alunos, calouros de cinco engenharias, participando de uma competição nos mesmos moldes da Fórmula SAE. No sábado que antecede a disputa serão realizadas as provas estáticas, que envolvem a apresentação do projeto e o ‘business case’, prova em que a equipe deverá ‘vender’ seu produto para uma banca de jurados.

Já no dia do evento acontecem as provas dinâmicas: testes de frenagem, de dirigibilidade e de tempo; e os duelos de duplas, fase eliminatória que definirá os três primeiros classificados. Gabriela Fonseca Vieira, membro da Iron Racers e integrante da equipe organizadora, explica a importância do projeto:

“Essa corrida é uma experiência única para os participantes. É a chance para os calouros vivenciarem a engenharia na prática, projetando e construindo um protótipo; além de desenvolver outras habilidades por meio de atividades como o gerenciamento dos custos de produção, a divulgação e busca de patrocinadores, entre outras.”

A estudante finaliza falando sobre a oportunidade de interação entre a comunidade e a universidade e reforça o convite aos itabiranos: “Nós nos dedicamos a trazer o evento para o centro da cidade justamente para que a comunidade possa participar. Será um programa para todas as idades, afinal, o rolimã marcou a infância de muita gente e ainda desperta o interesse dos mais jovens. Junte seus amigos e familiares e venham se divertir”!

Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas pelo e-mail formulasaeunifei@gmail.com e pelo telefone (31) 99745-6361.

Iron Racers
A Equipe Iron Racers é um projeto de extensão da Unifei-Itabira, no qual os alunos projetam e constroem um carro tipo Fórmula 1. A equipe participa da Fórmula SAE, competição estudantil que tem como objetivo propiciar aos estudantes de engenharia a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Nessa competição, os carros são avaliados pelo desempenho na pista e em apresentações técnicas.