Prefeito participa de homenagem aos policiais militares

Várias autoridades também participaram do evento

Acom/PMI

Na manhã de quinta-feira (14), o prefeito Ronaldo Magalhães participou da solenidade em comemoração aos 243 anos da Polícia Militar (PM) de Minas Gerais – celebrados no último sábado (9/6) – no auditório do 26º Batalhão da PM, no bairro Fênix.

Itabira/MG – Compareceram ao evento, além de Ronaldo, o deputado estadual Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho”, os prefeitos Dário Ferreira Mota (Bom Jesus do Amparo), Décio Geraldo dos Santos (Barão de Cocais) e Reinaldo das Dores Santos (Santa Maria de Itabira), bem como autoridades municipais de São Gonçalo do Rio Abaixo e representantes das empresas Vale e Gerdau. Participaram ainda a vice-prefeita Dalma Barcelos; Ilton Magalhães, secretário de Governo; Gustavo Milânio, chefe de gabinete e Celso Matosinho, assessor de Gestão, Programas e Metas.

Após exibição de um vídeo institucional, policiais militares reformados e as equipes que se destacaram ao longo do ano foram homenageados pelas autoridades presentes. Em seguida, o deputado Nozinho oficializou a entrega de duas viaturas. Os veículos, que foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar, atuarão nos municípios de Itabira e de São Gonçalo do Rio Abaixo.

“A entrega de viaturas é sempre ímpar. Esse direcionamento de recursos para a continuação das ações da PM é fundamental. Nada teria sucesso se fosse só a vontade do policial militar em estar presente no local de um evento de insegurança pública. Portanto, isso nos motiva e vai auxiliar a PM tanto em Itabira, quanto em São Gonçalo (do Rio Abaixo) a fazer o melhor em prol das comunidades”, destacou o tenente-coronel Hudson Ferraz, comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar.

Para Ronaldo Magalhães, mesmo que a legislação estabeleça a segurança como responsabilidade estadual, é necessário que os municípios contribuam para a segurança pública funcionar. “Compreendemos que o Estado não tem condições de dar todo o suporte às polícias. Então, a Prefeitura de Itabira tem se esforçado em convênios, onde cede recursos para combustível, manutenção e viaturas também. Já com a Polícia Civil, cedemos pessoal para trabalhar nas delegacias. Nosso objetivo é facilitar o trabalho, dando melhores condições para as polícias fazerem uma segurança de qualidade para o nosso povo”, frisou o prefeito.

Na oportunidade, o comandante ressaltou também a queda do índice de crimes violentos na região. “Estamos retraindo a criminalidade violenta e combatendo a repetição criminal. Em 2017, quando assumi o comando, a incidência era alta e conseguimos zerar a dívida daquele ano a patamares de 2016. Hoje, temos 30% de retração criminal, fato que demonstra toda a qualidade e esforço da tropa”. Ainda segundo ele, a solenidade desta manhã aconteceu para agradecer os policiais militares do 26º batalhão. “Estamos reconhecendo homens e mulheres que vêm trabalhando de maneira significativa para a melhoria da qualidade de vida das pessoas de Itabira e dos demais municípios que são assistidos pelas nossas equipes”, concluiu o comandante Hudson Ferraz.