Vereadores se reúnem com representantes da Vale em Barão

Mineradora indicou esforço por contratação de mão-de-obra local

Acom/CMBC

Vereadores da Câmara Municipal de Barão de Cocais se reuniram, na manhã desta terça-feira (12), com a gerência da mineradora Vale na Mina do Brucutu. No encontro, os parlamentares discutiram as obras de expansão da mina da Cava da Divisa e a contratação de mão-de-obra local, obtendo sinalizações positivas sobre os tópicos abordados.

Barão de Cocais/MG – Na presença do presidente da Câmara, Leonei Pires (PV), e dos vereadores Geraldo Eduardo das Neves (DEM) e Waldir Rosa de Oliveira (PSB), o gerente de Operações da Vale, Fernando Carneiro, afirmou que a empresa trabalha com a previsão de licenciamento para a expansão da Cava da Divisa até o mês de agosto deste ano.

Na oportunidade, ele parabenizou os esforços do Legislativo e Executivo em busca dos licenciamentos, afirmando ser perceptível “que o município está se movimentando” e que isso “faz uma diferença tamanha”. Os vereadores ressaltaram que a preocupação é a recuperação econômica da cidade e a conquista de mais postos de trabalho para os cidadãos cocaienses.

Para o gerente de Operações, a contratação de mão-de-obra local é também um desejo da Vale. Segundo ele, para as obras preliminares da Barragem do Torto, próximo ao distrito de Cocais, a empresa SALUM foi orientada a se atentar para a distribuição regional de seus contratados. De acordo com o gerente de Projetos, Aquiles Ferreira, cerca de 80 das 138 vagas que serão abertas para a obra estão destinadas à Barão de Cocais (incluindo o distrito de Cocais).

Os gerentes explicaram que, em encontro com a direção da construtora, foi pedido que as contratações ocorram via SINE nos municípios da região e que, com os currículos em mãos, seja checado se os candidatos estão cadastrados no banco de dados dos PSFs locais. A SALUM também deverá seguir esses procedimentos para as obras no talude Sul do Gongo Soco, onde também será a responsável.

Avaliação
Para os vereadores, a reunião foi bastante positiva. O presidente da Câmara, Leonei Pires, reforçou a necessidade de voltar a fortalecer o “desenvolvimento da cidade e a esperança da população”. O vereador Geraldo Eduardo das Neves (Digó) avaliou o encontro como “promissor” e voltou a pedir atenção especial ao distrito de Cocais. Segundo o vereador Waldir Rosa de Oliveira, o encontro foi “muito proveitoso” e demonstrou a união de forças para o município.