AgroWin: Central de Compras tem data para ser lançada

Contribuição do Sindicato Rural é determinante no novo instrumento

Sindicato Rural/divulgação

Itabira/MG – No dia 15 de agosto, a Central de Compras será oficialmente lançada pela comissão que organiza o AgroWin, segmento do agronegócio do WIN (Workshop Itabirano de Negócios). A decisão foi tomada no encontro do dia 12 de julho na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabira. Além do presidente do Sindicato Rural, Evando Avelar, participaram da reunião: Sérgio Amaral, representando a administração pública, Mauro Ferreira da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), Denise Alvarenga e Rafael Bonato da Acita (Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira), o vereador Reginaldo Santos (PTB) como representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e seu assessor Edgar Gregório.

Banana
Ficou agendada para dia 26 de julho, a reunião da comissão com a professora Ana Freitas da Unifei – Extensão Itabira (Universidade Federal de Itajubá) para delinear a pesquisa que vai avaliar a produção e o mercado da bananicultura em Itabira. Para intensificar a cadeia produtiva da banana, e a demanda de produtos fabricados a partir do vegetal.

A pesquisa de alunos da Funcesi vai visitar mais de 30 produtores de banana. Na Administração Fazendária com sede em Itabira, há pelo menos 60 produtores que declararam explorar atividades ligadas a produção de banana.

Central de Compras
A Central de Compras que será lançada em agosto, prioritariamente na etapa inicial vai adquirir sal mineral e calcário. Mas no futuro pretende ampliar o leque de itens como: embalagens, fertilizantes, adubos, farinha de trigo e milho. A compra em conjunto ou casada, com fornecedores vai permitir um melhor preço final para os produtores cadastrados. Inicialmente a ideia é instalar o galpão do instrumento no parque de exposições Virgílio José Gazire.

O vereador ofertou um caminhão para ser usado na Central de Compras. O veículo teria sido obtido através de emenda parlamentar do deputado Federal Reginaldo Lopes (PT), através de pedido de Reginaldo Santos.

O Sindicato Rural de Itabira vai fornecer a funcionária Janete Ferreira para um período de treinamento. Posteriormente a esse período, será ela que vai atuar na Central de Compras. Administrativamente a colaboradora ficará instalada na sede do Sindicato Rural.

“Foi mais um passo dado, definimos o início da Central de Compras e outras medidas no segmento da bananicultura. O produtor rural terá a oportunidade de produtos com preço mais em conta, causando queda nos valores do mercado, permitindo maior lucro. Nossa colaboradora vai auxiliar operacionalizando o sistema, fazendo pesquisa de preços do mercado e buscar fornecedores para nossos produtores”, disse o presidente do Sindicato Rural, Evando Avelar.