Prefeitura e Lifa firmam parceria no Campeonato Amador

Encontro foi realizado no gabinete do prefeito Ronaldo Magalhães

Dalton Gonçalves/Acom PMI

A edição de 2018 do Campeonato Amador de Itabira contará com incentivo da administração municipal. O prefeito Ronaldo Magalhães assinou nesta terça-feira (24) parceria com a Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa), visando à realização do torneio, que começa em 19 de agosto e reunirá 16 clubes filiados à Lifa, nas categorias adulto e máster.

Itabira/MG – Por meio do Termo de Fomento 017/2018, a Prefeitura de Itabira repassará R$ 51.215,80 ao custeio do campeonato deste ano. O dinheiro deverá ser utilizado na compra das bolas, despesas com expedientes, pagamento da arbitragem, luz e internet, além da premiação (troféus, medalhas e placas).

A assinatura do termo ocorreu no gabinete do prefeito, com a presença do presidente da Lifa, Samuel Carlos de Pádua, e do vice, Paulo Roberto, além de dirigentes de clubes locais. Também participaram da solenidade o secretário Municipal de Governo, Ilton Magalhães, membros da Secretaria Municipal de Educação – que incorporou as atividades da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude -, e o vereador Solimar José da Silva.

Ronaldo Magalhães citou a crise financeira que assola a arrecadação municipal e, apesar disso, um empenho em manter iniciativas de relevância ímpar à cidade. “É um momento que, para mim, traduz realização. Chegamos no ano passado com muitas dificuldades financeiras – um contratempo muito além do que esperávamos. Mas, as coisas estão fluindo, caminhando e o esporte não poderia ficar para trás. Eu muito admiro e reconheço que o esporte tem papel fundamental à sociedade”, destacou.

Samuel de Pádua, presidente da Lifa, rendeu agradecimentos ao governo local e a todos os atores envolvidos na valorização do segmento esportivo. “Reiteramos nosso compromisso em realizar um campeonato com qualidade e com zelo pela coisa pública. Esse recurso que o senhor (Ronaldo Magalhães) confia a nós, hoje, retornará a Itabira com bons resultados em diversas áreas. O Campeonato Amador de Itabira tem todo um contexto – movimenta, por exemplo, a economia local”.

A competição também terá a participação de times de Santa Maria de Itabira e Ferros. A Liga Itabirana de Futebol Amador estima que 840 atletas sejam envolvidos nas partidas que serão realizadas até o fim deste ano, em 16 campos da região.