Solimar propõe desconto de até 30% para quem economizar água

A ideia é conceder 30% de desconto àqueles que conseguirem economizar acima de 20% no consumo da água no mesmo mês.

Um dos líderes e fundadores do Grupo da Água, criado para debater e propor projetos para resolver os problemas de abastecimento em Itabira, vereador Solimar José da Silva (SD), apresentou um anteprojeto de lei à Câmara Municipal esta semana que sugere ao prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) a criação de um sistema de descontos aos consumidores que conseguirem diminuir o consumo de água.

Itabira/MG – A ideia é conceder 30% de desconto àqueles que conseguirem economizar acima de 20% no consumo da água no mesmo mês, se comparado ao ano de 2017. Para os que conseguirem economizar de 10% a 20% no mesmo período, em relação ao ano anterior, também poderá ganhar um desconto na tarifa de 20%.

A proposta, por se tratar de renúncia de receita, esbarra na Lei Orgânica do Município, que impede que a Câmara apresente ao prefeito projetos de cunho financeiro. Caso Ronaldo Magalhães resolva adotar a ideia apresentada pelo vereador, a matéria retorna ao legislativo em forma de Projeto de Lei.

Ao defender seu anteprojeto, Solimar Silva disse que a conscientização é uma das melhores formas de evitar o consumo exagerado da água, mas quando o consumidor sente a diferença no bolso o efeito pode ser mais rápido.

“É uma forma de conscientizar as pessoas a usarem a água de forma mais responsável, estamos chegando na época de seca, apesar de saber que existem projetos que vão conseguir resolver quase que te forma definitiva o problema de água no município. Eu acho que é viável proporcionar este desconto, por que a partir do momento que você consegue economizar água, o custo operacional do Saae [Serviço Autônomo de Água e Esgoto] cai também. Então, é viável a implantação deste desconto”, defendeu o vereador.