Fiscais e PM vão recolher carros abandonados nas ruas

A força-tarefa foi formada após reclamações feitas por populares

Uma força-tarefa a partir desta quinta-feira vai notificar e semana que vem remover os veículos abandonados em vias publicas de Itabira.

Itabira/MG – A Prefeitura de Itabira começa ainda nesta quinta-feira (30) uma força-tarefa para recolher veículos abandonados das ruas e avenidas da cidade. Participam da ação equipes da Superintendência de Transportes e Transito (Transita), Superintendência de Serviços Urbanos, Polícia Militar e Polícia Civil.

A primeira fase é de alerta. As equipes percorrerão os bairros para identificar e mapear veículos em situação de abandono. Esses receberão um adesivo notificando o proprietário de que ele pode ter seu veículo rebocado, caso não o retire da via pública em até 10 dias.

Passado o prazo e descumprida a notificação, o veículo será recolhido e encaminhado ao pátio credenciado pelo Departamento de Transito de Minas Gerais (Detran-MG). O proprietário somente poderá reaver o automóvel após regularizar os documentos e pagar as taxas do guincho e das diárias no pátio.

A força-tarefa foi formada após reclamações feitas por populares. As situações são diversas: uso dos veículos como esconderijo para criminosos, impedimento à livre circulação dos usuários do trânsito, focos e criadouros de mosquitos como o da dengue e animais peçonhentos.

A Transita esclarece que serão notificados os veículos com sinais evidentes de abandono, de inutilização ou de impossibilidade de se deslocarem com segurança.

Serão observadas características como falta de um, alguns ou todos os vidros; falta de um ou mais pneus ou rodas; pneus vazios, murchos, rasgados e/ou furados; sem faróis, luzes de posição e demais itens do sistema de iluminação obrigatórios; com a carroceria ou agregados enferrujados ou faltantes; sem motor; tombamento ou capotamento, estrutura queimada ou danificada; sem retrovisores; e outros itens que configuram riscos.

A ação está amparada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Código de Posturas Municipal (Lei 1972/78) e Lei Estadual 5.874/1972.

Denuncie – A população pode colaborar com o trabalho da força-tarefa. Denúncias de veículos em estado de abandono podem ser feitas pelos telefones 3839-2143, 3839-2414 e 3839-2044.